CRAS Enedina promove palestras e oficinas sobre a violência contra a mulher

Assistência Social e Cidadania
25/08/2015 17h29

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Enedina Bomfim, reuniu as mulheres do bairro América e Novo Paraíso na tarde desta terça, 24, para promover capacitações sobre direitos sociais e a violência contra a mulher.

O evento faz parte da campanha ‘A importância da mulher na sociedade’ e teve início na segunda-feira com panfletagem e mobilização e segue até amanhã com a promoção de oficinas e palestras no CRAS Enedina, localizado no Conjunto Maria do Carmo I, bairro América.

“A gente sabe que a luta da mulher tem tido muitos avanços, mas ainda há muito o que conquistar e o empoderamento teórico da mulher é uma parte muito importante para que ela contribua na luta pelo seu direito à vida. Para que as mulheres sejam protagonistas de sua história é preciso que elas conheçam seus direitos de fato, por isso planejamos essa campanha para essas comunidades que têm altos índices de violência”, destaca a coordenadora do Enedina, Elisabete Ribeiro.

Violência

O evento teve início com a palestra Direitos Sociais das mulheres proferida pela assistente social, Maria Anabela Maurício, e seguiu com a realização de uma oficina, tendo como foco A Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha com a Mestre em Psicologia Social, Vanessa Côrtes, facilitadora na oportunidade.

“Há vários tipos de violência contra a mulher, como a física, a sexual, a institucional e a psicológica. A psicológica é o desprezo, a humilhação, a ameaça, críticas, e até isolar a mulher. Por exemplo, o homem que sai para beber e deixa a mulher sozinha em casa durante muito tempo é um tipo de violência porque causa o isolamento”, explica a facilitadora, lembrando que as consequências podem ser não apenas relacionadas à dor física, mas também ao medo, à angústia, à depressão e à baixa estima.

A coordenadora da Casa Abrigo Núbia Marques que acolhe mulheres vítimas de violência, Rejane Costa, também proferiu a palestra Serviços de Proteção à Mulher. Durante explanação, a coordenadora destacou a função do serviço e trouxe às mulheres informações importantes, como o número da Central de Atendimento à Mulher (180) para denúncias e o endereço do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) em Aracaju.

Para Maria José Jesus dos Santos, moradora do bairro América, o evento trouxe informações importantes para quem quer denunciar e ainda tem receio. “Nós temos um número que podemos fazer denúncias, inclusive, anônimas que eu não conhecia. Precisamos conhecer nossos direitos”, comenta Maria José.

Amanhã, 26, a campanha realizará Mesa Redonda com o tema A mulher no mercado de trabalho e o seu empoderamento. A diretora de políticas públicas para as mulheres da Semfas, Diana Maria Cerqueira, e a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Glaúcia Guerra serão as mediadoras. O evento acontece a partir das 14 horas, no CRAS Enedina Bomfim.