SMS ajuda pessoas a pararem de fumar

Saúde
26/08/2015 17h00

Sensação de uma respiração mais leve, batimentos cardíacos normais, pressão arterial controlada e condicionamento físico melhorado. A medicina confirma que deixar de fumar ajuda até mesmo a superar problemas de saúde, como dores de cabeça e sinusite. E como sábado, 29, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto com o Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, começou suas ações nesta quarta-feira, 26, quando foi iniciada uma nova turma, com cerca de 20 fumantes que desejam parar de fumar. Este grupo se reunirá semanalmente no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco, localizado na Rua Maria Nazareth Barros Santos. A equipe conta com pneumologista, psicólogo, assistente social e enfermeira.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Roberta Alves Caldas, os interessados já podem se inscrever no Cemar do Augusto Franco. Basta comparecer com documento de identidade e cartão do SUS para realizar a entrevista que passa por uma análise, uma avaliação médica e psicológica, e em seguida é encaminhado para o tratamento.  “Os casos que necessitam de medicamentos como adesivos e a medicação Bupropiona serão disponibilizados pela SMS”, explica.

Conscientização

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1.200 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões são mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população mundial masculina e 12% da população feminina fumam.

As estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; cinco vezes maior de sofrer infarto; cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar; e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Fumo passivo

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, cerca de 2,6 mil não-fumantes morrem por ano no Brasil devido a doenças provocadas pelo fumo passivo. Pessoas que não fumam, mas enfrentam essas condições, têm 30% de chances a mais de desenvolver câncer de pulmão, e 24% a mais de sofrer infarto e doenças cardiovasculares.

Novas Ações para Combater o Tabagismo

O Programa Municipal de Controle ao Tabagismo realizará durante este mês e o mês de setembro, visitas nas escolas Municipais para orientar e alertar estudantes sobre os riscos à saúde causados pelo tabagismo. Esses eventos terão a apresentação do grupo Cones de Teatro da SMTT e após o espetáculo, terá uma roda de conversa sobre o tabagismo. Nas duas últimas escolas a serem visitadas, será realizado o Cine SUS. Essa iniciativa conta com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin). 

Confira a programação das próximas atividades:

01/09 – Escola Municipal Teninsson Ribeiro, localizado no Mosqueiro

08/09 – Escola Municipal Sergio Francisco da Silva, no bairro Lamarão

15/09 – Escola Estadual Manoel Franco Freire, na Jabutiana

23/09 – Escola Estadual Monteiro Lobato, no Inácio Barbosa

30/09 - Escola Estadual Rodrigo Doria, no bairro Siqueira Campos.