SMS alerta pacientes para confirmar exames e consultas até o dia 31

Saúde
26/08/2015 17h12

“É um absurdo a pessoa marcar uma consulta e não ir, nem ligar para o posto cancelando a consulta. Será que essa pessoa não tem consciência que existem outras pessoas na fila, que precisam fazer exames e consultas? É muito fácil colocar a culpa no SUS e nos postos de saúde, para mim isso é falta de respeito com o outro, falta de humanismo, esse problema não é só da rede de saúde pública, minha mãe mesmo está há três meses esperando para fazer uma mamografia pelo plano particular”, responde indignado o usuário Marcos Humberto.

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão a oportunidade de agendar seus exames e consultas médicas. A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando as remarcações das consultas e exames com o objetivo de reduzir a fila de espera, já que mais de 162 mil pessoas estão na fila aguardando a realização de algum desses procedimentos. Até o momento, cerca de 54 mil procedimentos foram confirmados.

A SMS alerta que essas confirmações devem ser feitas nas Unidades de Saúde do seu bairro. Pacientes que estão com consultas e exames ainda em análise devem confirmar que está aguardando a marcação do procedimento. A confirmação deve ser feita até o dia 31 de agosto. Após esse período, os exames e consultas que não forem reconfirmados, serão automaticamente cancelados pelo sistema.

Lembrando ainda que o paciente precisará informar o número de um telefone para receber, através de mensagem texto, a confirmação de seu procedimento. Vale ressaltar que os pacientes que realizaram pré-agendamento desde 1º de julho não precisarão retornar às USFs, pois seus respectivos procedimentos já foram inseridos no novo processo de remarcação.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, a decisão de criar esta ação de remarcação dos procedimentos surgiu após a conclusão de uma vasta pesquisa realizada entre fevereiro e março deste ano, pela Ouvidoria da Saúde de Aracaju, que mapeou os motivos do não comparecimento às USFs e outros órgãos da Rede Municipal de Saúde. O secretário revelou ainda que vem apresentando altos índices de absenteísmo (falta no comparecimento aos procedimentos marcados), em alguns casos, ultrapassando índices de até 70% de não comparecimento.