Construção da nova Maternidade Municipal segue dentro do cronograma

Infraestrutura
27/08/2015 14h42

A construção da primeira maternidade pública municipal, iniciada pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju no bairro 17 de Março, será um grande avanço para as políticas publicas de Saúde para as mulheres, além de ampliar o número de leitos e serviços de alta qualidade para as gestantes nos momentos que antecedem o parto. A nova maternidade marcará a história de Aracaju, pois, além de ser a primeira pública municipal, está localizada em uma região estratégica da capital.

Orçada em aproximadamente R$11 milhões, em recursos conveniados entre a PMA e o Governo Federal, o prédio terá uma área total de 5.600 metros quadrados e contará com quatro pavimentos, elevadores com espaço para macas e cadeirantes, rampas de acesso e centro cirúrgico, 50 leitos de alojamento conjunto, mais cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Além disso, a nova maternidade terá seis leitos destinados à UTI (Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e mais 15 para neonatal.

Luiz Felipe dos Santos, que trabalha na obra e morador do 17 de Março, explica a importância da obra na comunidade. "Vai beneficiar e muito. Eu não sou pai ainda, mas vejo a dificuldade que as mães passam até chegar em uma outra maternidade, até por causa da distância. O nosso bairro, aos poucos, está ficando completo, com tudo o que a população precisa", explica Luiz Felipe.

O projeto segue os padrões para nova política de humanização, onde gestantes, recém-nascidos serão recebidos de forma acolhedora. A ideia é trazer o usuário para um ambiente familiar o que, comprovadamente, gera melhorias na assistência, refletindo diretamente no processo do parto, otimizando o uso de medicamentos, o tempo de internação e reduzindo problemas de pós-partos.