Semfas mobiliza comunidade do 17 de Março para gestão de nova praça

Assistência Social e Cidadania
27/08/2015 15h00

Em breve, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) entregará à comunidade do bairro 17 de Março uma nova praça diferenciada: o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs). Para garantir o pleno funcionamento deste equipamento público, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) executa, desde o ano passado, ações de mobilização junto à população do território a fim de consolidar a participação social na gestão do Centro.

Esse processo de mobilização social visa garantir a criação de um espaço público de encontro, debate e construção de agendas coletivas, a partir do envolvimento da comunidade, para o desenvolvimento de múltiplas atividades, potencializando o uso e a sustentabilidade do CEU.

“Estamos chegando à reta final da mobilização, onde viemos mostrar o bem que está sendo construído para a comunidade e que terá gestão tripartite (composta pelos moradores, sociedade civil organizada e a Prefeitura de Aracaju).  É importante que neste tripé cada um saiba sua responsabilidade para garantir o uso desse equipamento que será muito bom não só para o bairro 17 de Março, mas também para os moradores do entorno”, destaca a diretora de habitação da Semfas, Virgínia Rabelo.

Demandas

Na nova praça, os moradores do 17 de Março e entorno poderão usufruir de programas e ações culturais em um Cine-Teatro, práticas esportivas e de lazer (com quadra de areia e quadra poliesportiva coberta, além de pista de skate), serviços socioassistenciais em um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), dentre outros.

Com o intuito de garantir a excelência dos serviços que existirão no local, a Semfas – por meio da Única (empresa responsável pela mobilização)- reúne continuamente a comunidade para que eles indiquem as atividades que serão promovidas no Centro. Durante essas reuniões, o grupo gestor definiu que grafiteiros do território farão uma intervenção artística em uma das paredes da nova praça com o objetivo de levar a identidade da comunidade ao espaço.    

Na última quarta, 27, aconteceu mais uma reunião de mobilização com visita à obra do CEU. Na ocasião, Marivaldo Santos, morador do 17 de Março que atua no grupo gestor, afirmou que a comunidade quer participar ativamente das atividades que serão desenvolvidas no local, inclusive como oficineiros. “Conheço bem essa comunidade e sei que eles querem participar das oficinas e gostaria que nos dessem esse espaço também. Abrindo inscrições para a comunidade, se for o caso”, comenta.  

Já para as crianças a expectativa é ainda maior no que se refere ao lazer e à cultura. “Eu não vejo a hora de vir aqui ver teatro, cinema. Todo mundo da minha rua está esperando muito por isso. Vai ser bom demais para a gente poder ter tudo isso. Gostei das quadras, da pista de skate, de tudo”, revela Tassia Santana, 9 anos.