USF João Oliveira realiza “Blitz da Saúde”

Saúde
27/08/2015 15h03

Dezenas de homens, usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, atenderam ao convite de participar na manhã desta quinta-feira, 27, de uma ação de promoção à saúde deles mesmos. Durante a “Blitz da Saúde do Homem” eles fizeram testes rápidos para HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e testes glicêmicos, além disso participaram de uma palestra sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda, a atividade fez parte das comemorações referentes ao Dia dos Pais. “Intensificamos nossas ações este mês como forma de sensibilizar, aproximar e ampliar a comunicação com o público masculino, que normalmente é resistente em relação aos cuidados com a saúde, só procurando a unidade de saúde quando o problema já está instalado em si”, ressaltou.

De acordo com a gerente da USF João Oliveira Sobral, Edna Maria Santana, o dia de hoje foi escolhido por conta da feira livre que acontece na frente da unidade, assegurando assim um grande público para a blitz. “Este projeto já fazia parte do nosso cronograma de ações, onde aproveitamos para estender os serviços não só aos moradores da comunidade, como também aos feirantes que aqui estão e normalmente tem uma rotina bastante corrida. Quero agradecer a presença do coordenador da Reap, Murillo Oliveira e também da equipe do Conselho Municipal de Saúde e de todos os funcionários, que fizeram um belíssimo trabalho”, pontuou.

Para o ambulante, Joselito dos Santos a oportunidade de apreender sobre cuidados com a sua saúde foi um importante momento de redescobrir-se enquanto usuário do SUS. “Trabalho em horários bem irregulares e isso acaba complicando meu comparecimento à unidade. Ainda assim, procuro separar um tempinho para cuidar de minha saúde e fiz questão de comparecer. Esta ação facilitou nosso acesso e isso foi bastante gratificante”, afirmou.

O motorista Rodrigo Ribeiro também elogiou a blitz e reafirmou a satisfação em fazer parte de um trabalho voltado especialmente para o público masculino. “Confesso que dificilmente venho à unidade, mas hoje, atendendo ao convite do meu vizinho, vim participar das atividades e cuidar um pouco mais da minha saúde. Fiquei muito contente quando vi a unidade toda arrumada e a equipe nos atendendo com uma atenção especial”, destacou.

A ação contou com o apoio dos médicos, auxiliares de enfermagem, dos agentes de saúde, da equipe administrativa e também das enfermeiras Alessandra Almeida e Ana Clécia, da dentista Denise Dórea e da assistente social Ivana Dias.