Participantes elogiam e reconhecem importância dos Painéis Funarte

Cultura
27/08/2015 16h48

Para os participantes dos Painéis Funarte de Regência Coral, a qualidade das oficinas, a organização e a receptividade da equipe do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) marcaram os dois primeiros dias.  O evento reúne estudantes de música, professores, coralistas e regentes que trabalham em diversas áreas. 

A programação, promovida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) envolve oficinas, com teoria e dicas sobre regência, técnica vocal, dinâmica de ensaio e análise de repertório, além de prática vocal.

Foi por meio de um amigo, que o estudante de música da Universidade Federal de Alagoas, Jefferson Galvão, soube que os Painéis viriam para Aracaju. De olho na oportunidade, ele veio ao Centro Cultural, onde o evento está sendo realizado. "É tudo novidade para mim. Estou aprendendo além do padrão de regência que eu conhecia. Eu também não conhecia a cidade e esse prédio é maravilhoso, é um privilégio poder estar frenquentando a semana inteira um lugar que respira cultura", fala.

Para Ana Carolina, estudante de música da Universidade Federal de Sergipe, o evento tem sido de grande importância. A jovem que também é professora de musicalização infantil tem visto as aulas como uma forma de crescer profissionalmente. "O curso tem sido maravilhoso, uma oportunidade incrível. Vai acrescentar muito no trabalho que faço de musicalização e futura formações de corais", explica.

A professora Alda Correia conta que o interesse em participar dos painéis surgiu como forma de contribuir na igreja que faz parte. "Eu estudo música no Seminário Teológico Batista Sergipano e quero crescer na área. Quando soube do curso procurei me inscrever, pois quero levar o que aprendi para minha igreja. Estou gostando e me aperfeiçoando bastante, pois os professores são excelentes", diz.

Segundo a professora Anamira Silvino, que também é estudante de música sacra, a aprendizagem tem sido riquíssima e vai ajudar bastante na prática. "A música é minha paixão, faz parte do início, meio e fim da minha vida", afirma. Ela fala ainda que desde a inauguração do Centro Cultural, não tinha tido a oportunidade de visitar. "O prédio está fantástico, está lindo. Está uma coisa de cinema, onde chego agora digo para as pessoas virem conhecê-lo", conclui.

O evento Painéis Funarte de Regência Coral segue até o próximo sábado, 29, onde será realizado uma apresentação com todos os participantes, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) com entrada franca.