USF Santa Terezinha realiza vacinação em escola do bairro Aruana

Saúde
27/08/2015 16h55

As escolas têm papel fundamental na orientação, junto às famílias, de ações preventivas através da vacinação dos seus alunos. Pensando no bem-estar das crianças, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 27, uma ação de vacinação na Escola Aprendiz, no bairro Aruana. Este evento foi organizado pela Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Terezinha, localizada no Robalo, que contou com médicos, enfermeiros e auxiliares para vacinarem cerca de 40 crianças, de seis meses a menores de cinco anos, contra a Poliomielite.

Todas as crianças necessitam de vacinas para ficarem protegidas contra algumas doenças. Vacinando seu filho, você estará não só protegendo-o, mas também contribuindo para diminuir a mortalidade infantil e a erradicação de algumas doenças em nosso país. No evento, também foi avaliado o cartão de vacinação da criança, para saber se existe alguma outra vacina em atraso. Foram ofertadas a multivacinação para os que estavam com vacinas em atraso, todas aplicadas pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Terezinha.

O vírus

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a 30 dias, sendo, em geral, de sete a 12 dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarreia.

Fique atento

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde convoca todos os pais para levarem seus filhos a se vacinar, lembrando que proteger seu filho de doenças é um ato de amor e proteção, não deixe seu filho desprotegido. Até o dia 31 deste mês, as vacinas estarão disponíveis nas 43 Unidades de Saúde da Família e também nas dez USFs em horário estendido (17h às 20h).