USFs em horário estendido e shoppings ofertarão vacinas contra a Pólio neste sábado

Saúde
27/08/2015 17h38

A campanha da vacinação contra a Poliomielite deste ano termina na próxima segunda-feira, 31, mas muitos pais ainda não levaram suas crianças para receberem a vacina que previne a paralisia infantil. E com o objetivo de intensificar a campanha de vacinação, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizará, neste sábado, 29, vacinas para as crianças de seis meses a menores de cinco anos nas dez Unidades de Saúde da Família (USFs) que funcionam em horário estendido e estarão abertas das 8h às 17h. Além disso, serão montados estandes da vacinação nos dois shoppings (Riomar e Jardins) da capital, das 10h às 18h.

Em Aracaju, até o momento, apenas 25.571 doses foram aplicadas, o que representa 66,85% das crianças vacinadas. A meta é que 38 mil doses sejam aplicadas, ou seja, 95% do público-alvo. Lembrando que a campanha prossegue normalmente até o dia 31 de agosto nas 43 Unidades de Saúde.

A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, reforça que os pais precisam levar a Caderneta de Vacinação da criança. “Todos os pais devem levar seus filhos de seis meses a menores de cinco anos para receber as duas gotinhas contra a paralisia infantil, mas é preciso que eles não esqueçam de levar a caderneta, pois os profissionais estarão avaliando o cartão para saber se existe alguma outra vacina em atraso. Se houver, as Unidades de Saúde estarão realizando também a multivacinação. Já nos shoppings, serão ofertadas apenas a vacina contra a poliomelite”, ressaltou.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da SMS, Débora Moura, frisou a importância da vacinação para manter o município de Aracaju livre da paralisia infantil. "O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi há 26 anos e isso nos motiva a participar sempre com muito entusiasmo desta ação, reforçando aos pais sobre como é essencial as crianças ficarem prevenidas contra a doença através da vacina. Existe tratamento para a doença, mas uma vez instalado o vírus, a criança sempre vai ficar com sequelas, por isso que a única maneira de prevenir é através da vacinação”, destacou.

 

USFs que abrirão sábado:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho).

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont).

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio).

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário).

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. conjunto Padre Pedro - bairro Santa Maria).

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N - conjunto Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - bairro América).

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão).

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes - Grageru).

USF Dona Jovem (Rua Altamira - Bairro Industrial).