João Alves prestigia abertura do Festival do Caranguejo

Agência Aracaju de Notícias
27/08/2015 23h50

Numa forma de prestigiar a culinária aracajuana, a Prefeitura de Aracaju lançou na noite de hoje, 27, o primeiro Festival de Caranguejo, que reúne 36 estabelecimentos, entre bares e restaurantes, espalhados por Aracaju, com pratos exclusivos feitos do crustáceo mais popular da cidade. O prefeito da capital sergipana foi conferir a rica gastronomia desenvolvida pelos estabelecimentos participantes, numa grande estrutura montada próximo a Passarela do Caranguejo. O Festival prossegue até o dia 07 de setembro.

A noite de lançamento do Festival do Caranguejo levou centenas de pessoas a degustar pratos diversos pratos desenvolvidos especialmente para o evento. Aracaju já é nacionalmente conhecida como a "terra do caranguejo", por isso, a Secretaria da Indústria, Comércio e do Turismo criou o festival com o intuito de valorizar as riquezas da terra e com isso, atrais mais turistas ao Município.

De acordo com o prefeito João Alves Filho, o Festival é uma excelente oportunidade de mostrar as qualidades da Cidade. "Acredito que esse evento valoriza o que temos de bom e era o que faltava em nosso calendário, sendo uma inovação bastante criativa. O Festival atrairá muitos turistas e também os sergipanos para um tour gastronômico".

"O próprio nome Sergipe, que tem origem Tupi, significa ‘praia dos siris'. Por isso, temos que valorizar o que temos de melhor. Na gastronomia, um dos nossos principais pratos é o caranguejo", disse o prefeito elogiando as iguarias apresentadas pelos restaurantes durante o evento de lançamento.

O Festival do caranguejo foi idealizado como mais um atrativo para fomentar ainda mais o turismo em Aracaju. Segundo informações do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, o mês de setembro foi escolhido por ser considerada uma época de baixa estação.

"Conheço várias cidades que fazem festivais com gastronômicos ou até mesmo de produtos que são fabricados nas cidades. O caranguejo já é um atrativo para Aracaju e quem conhece a culinária aracajuana sabe que esse crustáceo é o nosso carro-chefe. A partir de 2016 vamos inserir o Festival do Caranguejo no calendário nacional. Com isso, o setor hoteleiro e os receptivos poderão se organizar para vender os pacotes durante a realização do Festival, que além de fomentar uma época de baixa estação para o turismo, é também o momento que nosso caranguejo está gordo e pode ser pescado", esclareceu o secretário.

Segundo informações do Assessor Especial da SEMICT, Fábio Andrade, a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes e o Sebrae foram grandes parceiros para a escolha dos estabelecimentos participantes do Festival. "Contatamos os nossos parceiros e apresentamos o nosso projeto. A partir daí, os bares e restaurantes compraram a ideia e hoje temos quase 40 estabelecimentos participando do Festival".

Aprovação do público

Os visitantes que participaram do lançamento do Festival de Caranguejo numa estrutura montada próximo a Passarela do Caranguejo desfrutaram de boa música, apresentação de quadrilha e degustaram muitos pratos feitos a partir do caranguejo e de outros crustáceos.

O novo morador de Aracaju, Leandro Virassa, não escondeu a satisfação de apreciar a gastronomia sergipana. "Já provei três pratos e adorei. Está tudo delicioso e a ideia do Festival foi ótima. Aracaju tem muito a oferecer e estou achando tudo fantástico. A Prefeitura está de parabéns pela realização".

A aracajuana Rosimeire Silveira disse que a realização do Festival divulgará a gastronomia sergipana em outros estados. "Achei tudo muito bacana. O evento é importante para que outras pessoas que não tem tanto contato com o crustáceo possam conhecê-lo e os turistas venham à nossa cidade prestigiar. As comidas estão maravilhosas, recomendo que todos participem do festival".

Presenças

Entre os convidados estiveram presentes o superintendente da Caixa Econômica Federal, José Ronaldo, o superintendente do Sebare, Emanuel Sobral, a senadora Maria do Carmo, os vereadores Agamenon Sobral, Renilson Félix, Vinícius Porto, Bigode, Emmanuel Nascimento, os secretários municipais Carlos Batalha, Walker Carvalho, Gláucia Guerra, Georlize Teles, Aglaé Fontes, Socorro Cacho, o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Brito.