Fumacê chega a mais três bairros nesta segunda-feira

Saúde
28/08/2015 15h40

A partir desta segunda-feira, 31, o carro fumacê estará circulando em mais três bairros da capital aplicando inseticidas. Dessa vez, os bairros visitados serão Farolândia, Santo Antônio e Inácio Barbosa. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua em alerta e realizando ações para o combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika. A aplicação do inseticida segue até o final do mês.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, esta ação faz parte do cronograma de solicitações da Secretaria Municipal da Saúde. "Com estes três bairros atingiremos 18 localidades que recebem a aplicação do fumacê. As solicitações são feitas tomando como referência os indicadores de notificações e o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa)", afirmou.

Nesse momento, o bairro Santo Antônio está recebendo o fumacê e isso reforça as ações de combate, pois já foram realizadas diversas forças-tarefas e a aplicação do inseticida nesse bairro. Ainda segundo Taíse, o mais importante é a eliminação dos focos, e para isso, é necessário a ajuda da população.

"Não adianta os agentes de endemias irem às casas orientar como se prevenir do mosquito e colocarmos carro fumacê nos bairros se a população não fizer a sua parte. É necessário ficar alerta aos focos do mosquito, principalmente nesse período de chuva. Tem que virar um ritual do dono da casa, observando possíveis lugares que possam acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros", explicou.