Prefeitura de Aracaju faz entrega de equipamentos para a Guarda Municipal

Guarda Municipal
28/08/2015 13h32

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, apresentou para a imprensa e a comunidade aracajuana os equipamentos recém-adquiridos para a Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Entre os equipamentos estão bicicletas, coletes balísticos, dispositivos elétricos incapacitantes (Spark), escudos e capacetes anti tumulto. "É sabido de todos a atual crise enfrentada no país, especialmente nas prefeituras das capitais, porém precisamos continuar investindo em mais segurança para a população. Hoje mostramos nosso compromisso com o povo de Aracaju e com a Guarda Municipal através da entrega desses equipamentos tão essenciais para a prestação de um bom serviço para a comunidade", declara o prefeito.

Ao todo foram entregues 40 bicicletas, 422 coletes balísticos, 50 Sparks, 25 capacetes anti-tumulto, 12 escudos anti tumulto, além de bastões sinalizadores, coletes refletivos, porta algemas, cones e apitos. A secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, destaca a importância dos equipamentos em especial dos coletes balísticos. "Vale ressaltar que a Guarda Municipal de Aracaju passa a contar a partir de agora com um colete balístico para cada agente. Todos os integrantes da corporação terão esse importante equipamento de proteção individualizado e cautelado, e as mulheres receberam atenção especial, pois seus coletes são anatômicos, respeitando as diferenças do corpo feminino", ressalta Georlize.

Durante a entrega dos equipamentos, o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão apresentou as estatísticas da corporação referentes ao primeiro semestre de 2015, confirmando um aumento significativo no número de atendimentos a ocorrências, prisões, apreensões e na quantidade de veículos recuperados. 

Ao todo, de janeiro a junho deste ano, a GMA registrou 1240 intervenções com 225 flagrantes e 296 pessoas detidas. Uma média mensal de 207 intervenções, 38 flagrantes e 49 detenções. No período foram apreendidas duas imitações de arma do fogo, dez armas de fogo, 264 armas brancas, 1.222 unidades de drogas. Quinze veículos entre motocicletas e automóveis foram recuperados.