Nuprin realiza ação no Cemar do Augusto Franco

Saúde
28/08/2015 17h52

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto com a equipe do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), realizou uma ação, nesta sexta-feira, 28, no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco. O objetivo foi qualificar e potencializar o acolhimento na Rede de Atenção Especializada (Reae) do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju.

Dentre as atividades, foi exibido o curta metragem “O brilho dos meus olhos”, que serviu para que os profissionais realizassem uma roda de conversa sobre os processos de trabalho e a partir dessas reflexões, construir um protocolo de vulnerabilidades e acolhimento.  Esse protocolo terá como objetivo, qualificar o serviço, dando clareza aos fluxos, otimizando o atendimento e, consequentemente, ampliando a satisfação de trabalhadores e usuários. Após a discussão sobre os processos e fluxos de trabalho, os servidores puderam vivenciar um momento de cuidado, através de uma meditação e técnicas de relaxamento.

Essas ações fazem parte do projeto-piloto do Nuprin junto com a Rede de Atenção Especializada para implementação de ações da Política Nacional de Humanização (PNH) que acontecem, inicialmente, no Cemar Augusto Franco, nos turnos manhã e tarde.

Segundo o coordenador do Nuprin, Murilo Andrade, o objetivo é fortalecer as ações usando ferramentas para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários. “Estamos utilizando recursos da Política de Educação Popular em Saúde, do pensamento criativo e os próprios dispositivos da Política Nacional de Humanização, como ferramentas para facilitar a roda, produzir conhecimentos, fortalecer e qualificar os processos de trabalho”, relatou.