Bisneto de Clodomir Silva participa do Literaturação

Cultura
31/08/2015 12h11

Poesia e emoção marcaram a 5ª edição do projeto Literaturação realizado no último sábado, 29, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O evento literário, que acontece mensalmente, tem como característica trazer ao público obras de autores de repercussão nacional e locais, contando com a presença de um autor a cada edição.

A edição especial teve como tema ‘Laços’, com textos da autora Martha Medeiros e contou com a participação de Bruno Cunha, bisneto de Clodomir. Também estiveram presentes as filhas do patrono, Ana Marcioníla e Argemira, seu neto Marcílio Siqueira e bisnetos. Bruno tem mais de 300 textos publicados virtualmente, que versam do amor à existência. Ele explica que começou a escrever ainda pequeno, como forma de expressar os sentimentos.

“A poesia surgiu em momento de dificuldades em minha vida. Tive uma infância difícil e recentemente perdi minha noiva em um acidente de carro. Escrever foi como uma válvula de escape, uma forma de tirar de dentro de mim tudo aquilo que sentia”, contou emocionado.

O autor falou ainda sobre a efemeridade do ser humano e sobre a capacidade de seu avô de deixar um legado, não ser esquecido. “O primeiro baque emocional da minha vida foi quando minha bisavó Nonoca morreu. A partir daí, como na nossa família as pessoas foram partindo muito cedo, inclusive meu bisavô, o sentimento que fica é que a felicidade são os pequenos momentos”, concluiu.

Maruze Reis, coordenadora do projeto, conta que foi um momento muito especial conhecer a obra de Bruno, além de ser a primeira vez que um autor de outro estado participa. “Estamos muito felizes de estar recebendo alguém que tem laços com a origem da biblioteca. Na década de 20, Clodomir fez um trabalho cultural, tentou manter as raízes do povo sergipano e é isso que estamos valorizando aqui”, disse.

Clodomir Silva

A professora Valéria Aparecida, falou aos presentes da pesquisa em andamento sobre Clodomir. “Já faz quatro anos que pesquiso a vida de uma pessoa que viveu pouco tempo, mas que fez um tesouro de poucas obras. Esses escritos são maravilhosos do ponto de vista de compreender o que era a sociedade sergipana nos anos 20 e qual o seu valor para o Brasil e para o mundo”, fala.

Na ocasião, a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, parabenizou o trabalho realizado pela Biblioteca e recebeu de Marcílio Siqueira uma doação de livros sobre o avô, escrita por José Anderson Nascimento. A manhã foi finalizada com a apresentação musical do poeta João Lover.