Desfile Cívico Escolar contou com a participação de 26 escolas da rede municipal

Educação
31/08/2015 13h52

Com as escolas utilizando faixas com subtemas como "Professor: Formador de Todas as Profissões" ou "Uma Nação se Constrói com Homens e Livros" a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), abriu no último domingo, 30, a Semana da Pátria com a realização do Desfile Cívico ocorrido pela manhã na Rua Bahia, no bairro Siqueira Campos. O evento foi aberto pelo prefeito João Alves Filho e o pelo vice José Carlos Machado, que hastearam as bandeiras do Brasil e de Sergipe.

Este ano participaram do Desfile Cívico em comemoração aos 193 anos de Independência do Brasil, 26 unidades de ensino da Rede Municipal de Aracaju e três da Rede Particular. A Marinha foi quem abriu o desfile, seguida do Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) e Escoteiros do Brasil.

O desfile estudantil, que teve como tema central "O Que Eu Quero Ser Quando Crescer", foi aberto pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, localizada no próprio bairro Siqueira Campos. Cada unidade de ensino da Rede Municipal entrou na avenida exibindo um subtema, a exemplo da segunda escola a desfilar, a EMEF Anísio Teixeira, que abordou "Educação: Igualdade e Oportunidades".

A assessora especial da Semed, professora Osvaldina Ribeiro da Cruz, disse que o tema central do desfile se refere ao futuro que espera todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Aracaju, que é a dedicação. "As nossas 26 escolas, aqui presentes, representam o ideal que é a escola. Os alunos geram um brilho muito forte. Por isso, esse é um desfile histórico", afirmou.

O diretor do Departamento de Ensino Básico da Semed, professor Dênison Sant´Ana, classificou o evento não só como um momento cívico de amor à pátria, mas também, como uma grande aula pública que aposta no progresso. "Todos os programas desenvolvidos pela Semed e que estão sendo apresentados neste desfile visam a melhoria da qualidade da educação infantil e fundamental", afirmou.

Um momento de civismo

Antes mesmo do desfile começar, a expectativa era enorme, não só por parte do público que foi prestigiar, mas também, daqueles que desfilariam. Esse foi o caso de Maria Rosa Souza de Araújo, que disse que é filha de professora e que nunca perde o desfile da Rua Bahia. "Desde criança que minha mãe me trazia para cá. Agora, todo ano, faço questão de estar aqui com ela, irmãs, cunhadas e sobrinhos", relatou.

Claudicéia Tavares, que estava no evento acompanhada do filho e de sua mãe Teresa Maria de Moura, disse que estava na expectativa porque é um momento muito importante na vida da nação comemorar a Independência do Brasil. "Esse momento de civismo, procuro passar para meu filho, por isso, todo ano venho para cá e trago ele comigo", explicou, observando que mora próximo ao local do desfile.

O maestro Alex dos Santos, da Banda Marcial da EMEF Olga Benário, disse que a expectativa de fazer uma boa apresentação era grande, visto que foram quatro meses de ensaios. Ele está à frente da Orquestra Sinfônica de Aracaju (Oscar), um projeto da prefeitura que conta com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino. "Os alunos que estão nessa banda são resultado de um trabalho série", afirmou.

Aluna do 7º ano do Ensino Fundamental da EMEF Olga Benário e que faz parte da banda, Vitória Teles da Silva, disse que a expectativa era muito grande, porque esse é o primeiro ano que ela participa do desfile tocando um instrumento musical. "Gosto muito de música e aqui estou com o meu trombone para abrilhantar esse momento cívico. Estou um pouco nervosa, mas quando começar o evento acredito que estarei bem tranquila", revelou.

Até os mais experientes se diziam emocionados com o desfile. Foi o caso do tenente da Marinha, Jailson Pereira da Silva, que afirmou que o desfile de abertura da Semana da Pátria é uma maneira de fortalecer o civismo de cada brasileiro. "A Marinha, como uma das Forças Armadas, contribui para a população trazendo um conceito de patriotismo", avaliou.