Filmes nacionais abrem programação de setembro no NPDOV

Cultura
31/08/2015 14h01

Abrindo a programação cultural do mês de setembro, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoverá essa semana a exibição de três longas brasileiros, são eles: Janela da Alma, do diretor João Jardim e  co-direção Walter Carvalho; O Canto da Saudade, de  Humberto Mauro e A saga do guerreiro alumioso com direção de  Rosemberg Cariry.

Os filmes serão exibidos na sala Walmir Almeida, Centro Cultural de Aracaju, sempre às 15h. Confira a programação abaixo:

 

Dia 01 (terça-feira)

Janela da Alma (73min; Livre)

Dir. João Jardim, co-direção Walter Carvalho

Sinopse: Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Pascoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ¬ se é que ela é a mesma para todos.

 

Dia 02 (quarta-feira)

O Canto da Saudade (96min; Livre)

Dir. Humberto Mauro

Sinopse: Coronel Januário candidata-se a prefeito da cidade. Maria Fausta, afilhada do coronel, é cortejada por Galdino, acordeonista da região, mas namora João do Carmo às escondidas do pai. Durante a campanha eleitoral, a moça desaparece. Após intensas buscas, Galdino a localiza, junto com seu namorado, em um esconderijo arrumado pelos padrinhos. O casal retorna e o coronel promove o casamento. Durante a festa, percebe a ausência de Galdino, que havia partido. Segundo a lenda da região, em certos dias, quem passa perto do canavial pode ouvi-lo tocando, triste, a sanfona, saudoso do amor da cabocla.

 

Dia 03 (quinta-feira)

A saga do guerreiro alumioso (79min; 14 anos)

Dir. Rosemberg Cariry

Sinopse: Em Aroeiras, cidade fictícia dos sertões do Ceará, vive Genésio, velho, viúvo, sem filhos, aposentado. Ele preenche a solidão bebendo cachaça e contando histórias e bravatas sobre os antigos cangaceiros. Na pequena cidade, as autoridades são alvo da crítica popular e os poderosos locais tentam controlar a direção do sindicato rural, enquanto a tensão aumenta.