Palestra sobre câncer alerta usuários da USF Manoel de Sousa Pereira

Saúde
31/08/2015 14h58

Usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Souza Pereira, no conjunto Sol Nascente, participaram de uma palestra sobre diversos tipos de câncer enquanto aguardavam por atendimento. O encontro foi direcionado pela equipe de profissionais da unidade, composta por médica, enfermeira e estagiários de medicina.

Segundo a enfermeira, Irene Alves, o que norteou a escolha do tema foi o aumento nas notificações de pessoas com câncer na região. “Este crescimento é algo que nos preocupa e por isso nós intensificamos as ações de educação em saúde, esclarecendo dúvidas a respeito da doença e orientando sobre as formas de prevenção”, pontuou.

Os estudantes do 11º período de Medicina também participaram da ação, como atividade curricular da disciplina de Saúde Coletiva. A estudante Raísa de Oliveira, disse que apesar de já ter passado por diversas áreas da saúde, essa é a primeira experiência com a rede de atenção básica. “Aqui tive a oportunidade de desconstruir algumas ideias do senso comum, e viver o empenho e dedicação dos profissionais em oferecer um serviço de qualidade ao cidadão”, destacou.

Já o estudante Lucas Teixeira reforçou a importância de participar dessas atividades. “É fundamental para a formação médica está inserido na realidade das unidades de saúde. O contato inicial com o público é um fator que contribui de maneira ímpar para o nosso aprendizado”, ressaltou.