SMS apoia mais uma edição da Parada Gay

Saúde
31/08/2015 17h31

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem reforçado o apoio aos grupos que representam os homossexuais, buscando fazer valer seus direitos e acabar com a discriminação, para isso, contou com a parceria dos Programas DST/Aids e com o Programa de Redução de Danos (PRD) que atuou neste domingo, 30, na 14ª edição da Parada LGBT.

Dentro dessa política, o município apoia todos os anos a Parada Gay, que é considerada o maior evento organizado pelo público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) em Sergipe. A ação contou com a participação do CTA Itinerante e foram ofertados testes rápidos para Sífilis e HIV/AIDS.

Ao todo, foram realizadas 177 testagens, sendo detectado sete testes positivos para Sífilis e um para HIV/Aids. Estes usuários foram prontamente orientados pelos profissionais que os direcionaram para suas Unidades de Saúde para começar o tratamento. Foram cinco mil insumos distribuídos ao publico presente, como camisinha masculina, feminina e lubrificantes, além da entrega de panfletos explicativos e orientação aos participantes.   

Para a coordenadora do Programa DST/Aids, Débora Oliveira, é importante apoiar este movimento. “O Programa DST/Aids apoia este movimento do orgulho LGBT, por ser uma ação de luta pela cidadania e respeito à diversidade sexual, e por termos atividades permanentes em saúde e prevenção com foco no diagnóstico precoce com os testes rápidos”, relatou.

Os arcos da Orla de Atalaia foi o ponto de encontro da 14ª edição da Parada LGBT que teve como tema deste ano ‘Nós também somos família’. Diversas pessoas estiveram na orla prestigiando o evento, que contou com cinco trios elétricos que animaram o público das 13h às 22h.