Funcionários da SMS participam de ginástica laboral

Saúde
01/09/2015 12h08

Na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram de mais um aulão de ginástica laboral, ministrada pelos alunos de Fisioterapia da Faculdade Estácio Fase. Tradicionalmente, duas vezes por semana, os funcionários da sede param por alguns minutos, visando o cuidado da própria saúde, sempre pensando em minimizar as consequências do trabalho administrativo para o bem-estar do corpo.

Segundo a professora convidada para ministrar as aulas de Fisioterapia, Heloísa Matos, o foco é sempre promover a interação e acima de tudo o pensar na própria saúde. “Recebemos com muito orgulho o convite dos profissionais da Secretária Municipal de Saúde, representados pela a coordenadora de Promoção à Saúde, Maria Antonia Maia d'Ávila. Nosso trabalho é basicamente fazê-lo entrar em movimento. São exercícios rápidos, pois os participantes estão em horário de trabalho, então pedimos que eles usem roupas confortáveis e saiam da frente do computador para se exercitarem um pouco. Realizamos treino respiratório, de equilíbrio postural, tudo para evitar a mobilidade das articulações do ombro, quadril e joelhos”, explicou.

Heloísa ainda pontuou que as aulas ministradas na sede da SMS são reflexo do convívio e da participação dos alunos de Fisioterapia da Estácio Fase durante as aulas da Academia da Cidade. “Temos essa parceria produtiva entre a Estácio Fase e o projeto Academia da Cidade, onde empregamos exercícios para a população e também conversamos sobre as maiores queixas dos alunos. Daí elaboramos séries de exercícios que venham servir de parâmetros para que as aulas atinjam diversos segmentos, incluindo amenizar os problemas decorrentes do comodismo corporal no ambiente de trabalho”, esclareceu a fisioterapeuta.

De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Antonia Maia d'Ávila, essa participação dos profissionais de Fisioterapia, na sede da SMS começou há 15 dias e deve se prolongar ao longo dos próximos meses. “Nos polos da Academia da Cidade já tínhamos essa participação dos estudantes e profissionais de Fisioterapia da Estácio Fase e também da Unit. Agora trazemos para a sede da SMS esse auxílio profissional. Além dos exercícios, eles nos passaram dicas para que possamos amenizar os esforços repetitivos decorrentes do trabalho diário. Outra preocupação é que os nossos servidores possam, diariamente, realizar esses exercícios simples, durante um intervalo do trabalho”, disse.