Vacinação contra a Paralisia Infantil continua até sexta em Aracaju

Saúde
01/09/2015 13h33

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estendeu até a próxima sexta-feira, 4, a vacinação contra a Paralisia Infantil. Os pais que ainda não levaram suas crianças - com idade entre seis meses e menos de cinco anos - para receber a dose da vacina, podem levá-las em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) de Aracaju para serem imunizadas. Durante a campanha, encerrada na última segunda-feira, 31, foram aplicadas 31.222 doses, 81,62% do público alvo. A meta estabelecida é imunizar 38.253 crianças, 95% do total.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Débora Moura, informou que a Prefeitura de Aracaju está oferecendo mais esta oportunidade para que os pais não deixem de vacinar seus filhos. “Insistimos para que haja o comparecimento a qualquer uma das 43 Unidades de Saúde da cidade, tendo em vista a importância da dose anual da vacina de campanha, que é necessária para garantir que o vírus selvagem da Poliomielite não seja reintroduzido no nosso país”, afirmou.

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por vírus, transmitida por contato direto pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral (através de objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes) e também pela via oral-oral (através de gotículas de secreção eliminadas durante a fala, tosse ou espirros). 

É importante que os pais levem a Caderneta de Vacinação da criança para que a mesma seja atualizada. Lembrando que, além das unidades com horário regular (que funcionam até às 17h), a vacinação também pode ser feita nas dez unidades que funcionam em horário estendido (até às 20h).

USFs que abrem até 20h: 

José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho).

José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont).

Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio).

Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário).

Celso Daniel (Trav. 5 S/N. conjunto Padre Pedro - bairro Santa Maria).

Augusto Franco (R. H 5 S/N - conjunto Augusto Franco).

Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - bairro América).

Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão).

Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes - Grageru).

Dona Jovem (Rua Altamira - Bairro Industrial).