SMS realiza palestra para prevenir crianças sobre os males causados pelo cigarro

Saúde
01/09/2015 17h46

Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional de Combate ao Cigarro, 29 de agosto, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã desta terça-feira, 1º, uma roda de conversa sobre os males causados pelo cigarro, com cerca de 60 alunos da Escola Municipal Tenisson Ribeiro, localizado na Rodovia dos Náufragos, no bairro Mosqueiro. Desenvolvida pelo Programa Municipal de Combate ao Fumo, em conjunto com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Programa Saúde na Escola (PSE),  o tema foi abordado pela residente de Saúde Coletiva Taline Almeida, que falou sobre a composição do cigarro, as doenças causadas pelo fumo, que afetam inclusive quem convive com fumantes, a exemplo de crianças.

Além de assistirem um divertido e dinâmico espetáculo do Grupo Cones de Teatros, da SMTT, as crianças, com idades entre de 10 e 11 anos, tiraram suas dúvidas e participaram de atividades recreativas.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Roberta Alves Caldas, esta ação é de extrema importância, pois muitos pais fumam. “A ideia da ação é reforçar as ações municipais, já realizadas anteriormente e sensibilizar as crianças para que não se tornem fumantes no futuro e que elas levem as informações sobre os males causados pelo cigarro para dentro de suas casas e arredores, sensibilizando todos os adultos que por acaso fumam”, informa.

Para a referência técnica do Programa Saúde na Escola, Ilziney Simões, essa é uma das ações que já fazem parte do PSE. “Temos uma preocupação muito grande com esse assunto, pois as crianças estão começando a fumar cada vez mais cedo, entre 10 a 13 anos. Essa iniciativa tem o objetivo de mostrar os riscos que esses garotos ficam expostos, ao começarem a fumar nesta idade. E ainda mostrar que, mesmo não adquirindo o hábito, podem ter danos à saúde quando possuem pais que são fumantes. Queremos plantar uma semente nessas crianças para que elas possam ser multiplicadoras dessas informações”, relatou.

Fumo passivo

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 2,6 mil não-fumantes morrem por ano no Brasil devido a doenças provocadas pelo fumo passivo. Pessoas que não fumam, mas enfrentam essas condições, têm 30% de chances a mais de desenvolver câncer de pulmão, e 24% a mais de sofrer infarto e doenças cardiovasculares. Nesse estudo também foi verificado que a maioria dos fumantes passivos são crianças, filhas de pais fumantes.

Ajuda para parar de fumar

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, mantém o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Quem deseja parar de fumar pode se inscrever no Cemar do Augusto Franco. Basta comparecer com documento de identidade e cartão do SUS para realizar a entrevista que passa por uma análise, uma avaliação médica e psicológica, e em seguida é encaminhado para o tratamento.  “Os casos que necessitam de medicamentos, como adesivos e a medicação Bupropiona, os mesmos serão disponibilizados pela SMS”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Roberta Alves.