USF Hugo Gurgel e UFS realizam parceira para ampliar o atendimento ao usuário do SUS

Saúde
02/09/2015 08h51

A Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, localizada na Coroa do Meio, possui uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para ampliar o atendimento ao usuário e capacitar os estudantes de Medicina, que aprendem na prática, como realizar o atendimento aos usuários do SUS. Na tarde desta terça-feira, 1º  de setembro, mais uma turma de internos de Medicina da UFS foi encerrada e a partir da próxima semana, nova turma será iniciada. O objetivo da ação é auxiliar na formação dos profissionais de saúde, que precisa ser baseada nas reais necessidades de saúde da população, com vínculo e cuidado qualificado. A responsável pela articulação Ensino e Serviço é Agda Vasconcelos, que atua através do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).

A equipe que atua na Unidade de Saúde é composta por uma aluna de pós-graduação em Medicina Familiar, a residente Dr. Daniela Sampaio; pelo Internato de Medicina, que é realizado durante seis meses com os estudantes do último ano do curso, para prepará-los e treiná-los antes dos estudantes receberem o diploma; e também pelos Graduandos em Medicina, que é composto por 20 estudantes de diversos períodos atuando nessa equipe.

“Essa é uma estratégia de integração que é parte de um papel social que a Universidade Federal de Sergipe tem, para formar o aluno e ainda auxiliar a unidade de saúde. Esse é o nosso I Módulo de Integração Ensino e Serviço e nós queremos que ele continue sendo realizado, é um projeto piloto que possui residente de medicina da família assumindo a equipe de saúde. Dessa forma, nossos estudantes conhecem na prática o seu trabalho de cuidar da saúde, e ficam mais próximo da comunidade, compreendendo como é um trabalho de equipe dentro da atenção primária. A gente chegou a conclusão de conseguir a parceria com a SMS e escolhemos juntos essa Unidade de Saúde para atuar, que garante a assistência, a formação e a prevenção. Essa relação só tem trazido projetos muito positivos”, destacou o professor de Medicina da UFS, João Cavalcante.

Para o interno José Neto, a experiência foi bastante proveitosa pelo fato de interagir com a população. “Antes eu não tinha tido esse contato com a população, principalmente com esse público de medicina da família e medicina preventiva. Foram três meses bem intenso, vindo duas vezes por dia na Unidade. Eu só tenho a agradecer, pois saio daqui com mais confiança e bastante treinado”, salientou.

A residente de Medicina da Família da UFS, Daniela Sampaio, é quem coordena os estudantes dentro da unidade de saúde. “Para mim está sendo uma experiência diferente por está coordenando alunos de diversos estágios do curso, temos alunos que estão iniciando e tem também os que estão concluindo. Eu estou como aluna de pós-graduação, e acabo sendo a preceptora, que coordeno e ensino, mas é uma experiência mútua, pois a gente ensina e aprende muito coisa juntos”, afirmou.

De acordo com a gerente da Unidade de Saúde Hugo Gurgel, Luciana Araújo, é essencial a parceria porque eles aprendem e também ajudam bastante. “Eles ajudam tanto na educação em saúde quanto com os usuários, que elogiam muito o atendimento deles. É uma ação mútua, é gratificante para todo mundo”, disse.

A paciente Aélia Santos Nascimento explica que o atendimento dessa equipe é maravilhoso. “Eles sempre me atendem muito bem e explicam tudo direitinho o que preciso fazer para melhorar minha saúde e também a saúde do meu filho. Gostei dessa iniciativa, pois eu como usuária aprovo essa parceria, que no final das contas, é bom para todos nós”, destacou.

Já para a aluna do 4º período de Medicina da UFS, esse envolvimento com a unidade de saúde deste o início do curso é um grande aprendizado profissional. “É essencial porque desde o início temos o contato com a população. Essa prática é importante para ajudar no nosso conhecimento, acompanhando os trabalhos dos profissionais, dos médicos e dos agentes de saúde”, pontuou.