USF Edézio Vieira de Melo realiza palestra sobre Sífilis para mais de 50 pacientes

Saúde
02/09/2015 14h21

Na manhã desta quarta-feira, 2, a Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, localizada no bairro Siqueira Campos, realizou uma palestra sobre a Sífilis para mais de 50 pacientes que estavam na sala de espera da unidade. Foram nove agentes comunitários de Saúde, um médico e um enfermeiro envolvidos na ação, que é resultado de um curso que os agentes de saúde receberam sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Na palestra foram explicados aos pacientes como a doença é transmitida, qual a forma de prevenção, como realizar o tratamento e quais são os principais sintomas para detectar a Sífilis.

De acordo com o agente de saúde da USF, Samuel Caetano, as palestras serão realizadas todas as quartas-feiras. “Nós realizamos uma reunião de equipe e planejamos para toda quarta-feira realizar as palestras. Este mês decidimos falar sobre a Sífilis, pois fomos capacitados pela própria secretaria através de um curso, que foi bastante produtivo. Serão três quartas-feiras falando sobre a sífilis na unidade de saúde e na última quarta-feira do mês, estaremos escolhendo uma escola do bairro para palestrar para crianças e adolescentes”, destacou.

Para a coordenadora do Programa DST/Aids, Débora Oliveira, o trabalho que os agentes realizaram é um multiplicador das aulas que foram passadas sobre as DSTs no curso. “Nós explicamos exatamente como eles podem está passando essas informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis para os pacientes. Também estaremos fazendo uma parceria com a Unidade e vamos agendar uma data para levar o CTA Itinerante para realizar testes rápidos de HIV e Sífilis”, ressaltou.