Curso de Gestão Escolar para professores é encerrado com palestra de Cristovam Buarque

Educação
24/09/2015 13h51

A solenidade de encerramento do 2º Curso de Gestão Escolar, ofertado pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) aos professores da rede, foi marcada pela inédita e ilustre presença do professor e senador Cristovam Buarque como palestrante. O evento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), foi prestigiado pelo prefeito João Alves Filho e pela secretária da Educação, Marcia Valéria Lira Santana.

A Função Educativa do Gestor Escolar foi o tema abordado por Cristovam Buarque, que ministrou a palestra. O curso, que teve a participação de 130 docentes, é destinado a professores da rede municipal que querem se candidatar à vaga de diretor e coordenador pedagógico. A duração é de 96 horas como carga horária.

Educador acima de tudo e pleno conhecedor da realidade educacional do Brasil, Cristovam Buarque disse que estava feliz em se encontrar em Aracaju para participar da conclusão de um Curso de Gestor Escolar, mesmo porque, com sua experiência, não é em muitos municípios do país, como a capital sergipana, que a prefeitura tem uma iniciativa como esta de ofertar um curso preparatório de gestor para os professores.

"O problema do Brasil é que o Governo Federal deixou para os municípios a educação infantil e de base ficando para a União o ensino universitário. É muita responsabilidade para os governos municipais, por isso, ainda que o prefeito queira e se esforce para oferecer para as crianças um ensino de qualidade, a educação mesmo assim tenderá a ser precária de alguma forma", lamentou o senador.

Grande entusiasta das questões ligadas a educação, o prefeito João Alves disse que os investimentos e a dedicação da secretária Marcia Valéria têm deixado bastante orgulho em relação ao desempenho dos alunos da rede municipal, o que não poderia deixar de ser um trabalho brilhante realizado pelos excelentes professores.

Por sua vez, Marcia Valéria destacou que esta segunda edição do curso preparatório de gestor escolar habilita os professores qualificando-os para que possam se tornar candidatos a diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede."Os professores deste curso estão ajustados ao pacto de gestão que vem sendo sistematizado ao longo de dois anos, alinhado ao compromisso das escolas com a qualidade do ensino e os indicadores educacionais", afirmou.

A secretária salientou ainda, que a Semed está finalizando o curso de 96 horas de carga horária com as brilhantes presenças do prefeito João Alves Filho e do professor e senador Cristovam Buarque que proferiu palestra e trocou ideias acerca do que é ser um bom gestor escolar. "Nós temos consciência que a grande diferença entre escolas, sejam elas excelentes, regulares ou com dificuldades, passa primordialmente pela gestão", concluiu.

A professora Leda Maria da Cruz, da Escola de Ensino Infantil Berenice Campos, considerou de suma importância o curso de gestor escolar e classificou a iniciativa da prefeitura como mais um avanço na área da educação. "O mundo está mudando e a escola também precisa mudar, avançar, e para isso, é preciso qualificar o professor para não só ensinar, mas também, administrar uma escola", justificou.