Fundat dá início às oficinas de elaboração de currículo

Formação para o Trabalho
24/09/2015 15h44

A construção de uma carreira profissional bem sucedida é consequência de um longo processo de desenvolvimento de habilidades e competências e o pontapé inicial para quem deseja iniciar essa jornada é a preparação do currículo, um documento indispensável nos processos seletivos. Para auxiliar nesta etapa, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através da Agência do Trabalhador, criou a Oficina de Elaboração de Currículo, iniciada nesta quarta-feira, 24. 

A ação é aberta ao público e acontecerá quinzenalmente no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate) - localizado na Rua Serafim Bonfim, n° 268, bairro Santos Dumont. A proposta da oficina não se restringe apenas à concepção adequada do currículo. A ideia é também resgatar a identidade pessoal e ocupacional do indivíduo, por meio de uma perspectiva psicossocial, além de orientá-lo a respeito do comportamento apropriado durante a entrevista de emprego.

"É um momento de trabalhar questões e aspectos referentes à relação do homem com o trabalho", afirma a assessora técnica da Agência do Trabalhador, Aline Franciscato. Segundo ela, a intenção é tornar o candidato apto a enfrentar o período de seleção. "Auxiliamos nas dificuldades que as pessoas têm na hora da seleção para que elas tenham uma oportunidade no mercado", explica.

Preparação profissional

Ana Paula da Silva, de 37 anos, é pernambucana, mas vive em Aracaju há um ano e cinco meses. Ela procurou o Cate em busca de uma vaga de emprego e foi informada sobre a oficina. "É muito bom. Abre a nossa mente e tira muitas dúvidas sobre como se comportar em uma entrevista", afirma Ana Paula, que já participou do curso da Fundat voltado ao empreendedorismo e deseja reabrir o seu negócio. "Quero retomar como cabeleireira ou abrir um restaurante self-service no bairro", explica.

Clarice de Oliveira, de 51 anos, está desempregada e foi ao Cate para cadastrar o currículo. A curiosidade e a disponibilidade de tempo foram os elementos essenciais que a fizeram participar da oficina. "Gostei bastante, foi uma tarde proveitosa. Conheci a preocupação da Fundat com as pessoas, e os funcionários são pessoas maravilhosas", elogia Clarice. O próximo encontro da Oficina de Elaboração de Currículo ocorrerá no dia 7 de outubro, das 14h às 17h.