CineCate exibe filmes com histórias de sucesso no empreendedorismo

Formação para o Trabalho
25/09/2015 12h51

A fim de estimular o surgimento de novos Microempreendedores Individuais (MEIs), a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) leva mais uma novidade aos aracajuanos. É o "CineCate", um projeto de exibição de filmes contendo histórias de pessoas que alcançaram sucesso na carreira empreendedora. A mostra é aberta ao público e ocorrerá, quinzenalmente, durante as tardes de quinta-feira, no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate) - localizado na Rua Serafim Bomfim, nº 268, bairro Santos Dumont.

O primeiro vídeo foi assistido pela turma do curso livre de Educação Empreendedora e Financeira (30h), complementando o conteúdo transmitido aos alunos e motivando-os a construir e manter negócios bem sucedidos. A economista Sandra Barreto, instrutora do curso, acredita que os relatos de sucesso impulsionam positivamente e fortalecem aqueles que desejam abrir ou aprimorar o próprio negócio. "Para o empreendedor, um obstáculo é um incentivo", afirma Sandra, que ministra pela primeira vez um curso na Fundat.

Estímulo

Após a exibição do filme, Jamili da Silva, de 26 anos, adquiriu mais confiança e persistência para realizar o sonho de abrir um salão de beleza. "Ajudou em vários sentidos, em acreditar nos sonhos, nunca desistir e sempre procurar inovar", explica Jamili, satisfeita com todo o conhecimento que obteve até agora no curso. "Aprendi a forma de iniciar o negócio, a ter controle do dinheiro e força de vontade para buscar o que eu quero", relata.

O autônomo Cláudio Brito, de 36 anos, trabalha com manutenção de vidro e alumínio. Há dois meses, ele formalizou a atividade por meio do Cate e, na ocasião, aproveitou para se matricular no curso. "A professora explica sobre o fluxo de caixa e como fazer os cálculos semanais e diários", relata o aluno, que se identificou com o relato exibido no filme. "As pessoas acham que não dão dinheiro, mas basta ter o interesse e correr atrás", diz Cláudio.

João Costa, de 45 anos, é proprietário de um salão de festa e tornou-se MEI através do Cate. Segundo ele, o empreendimento vem crescendo e as aulas o auxiliaram a compreender os aspectos referentes à organização financeira. "Está sendo maravilhoso, a professora é dez", diz João, que ressaltou o que mais lhe chamou a atenção durante o vídeo. "O ponto primordial foi a criatividade", garante. A próxima edição do CineCate ocorrerá no dia 8 de outubro.