Literaturação: roda literária será prévia da Flise

Cultura
28/09/2015 09h18

Reunidos na manhã do último sábado, 26, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), integrantes do projeto Literaturação acompanhados da escritora Ilmara Souza acertaram os últimos detalhes para a realização do evento que antecede a I Feira da Leitura e do Livro de Sergipe (Flise).

A Pré-Flise, que será realizada no dia 17 de outubro, às 9h, é uma prévia da Feira que homenageia o poeta nascido em Riachuelo, Santo Souza. A roda literária contará com a presença do pesquisador Jackson da Silva Lima e da neta do homenageado, Ilmara Souza, que contarão um pouco da história do sergipano.

Gessica Souza, integrante do Lite, explica que as rodas literárias são realizadas mensalmente no auditório que tem o nome do autor, por isso nada mais justo um encontro que trate da obra de Santo Souza. “Nosso objetivo é mostrar aos jovens que a leitura de obras literárias independe de idade. No encontro mesclaremos as obras de Santo Souza com um autor clássico, para que essa leitura estimule os jovens leitores”, falou.

A prévia da Flise tem com objetivo aproximar o público intelectual de Sergipe, promovendo as instituições culturais de nosso estado, valorizando assim os intelectuais locais. Estima-se que mais de 15 eventos sejam realizados antes da Flise, como forma de estimular a difusão da leitura e do livro em nosso.

A Pré-Flise será realizada entre os dias 03 de outubro, abertura oficial com a presença de Dado Vila Lobos no Teatro Tobias Barreto, seguindo até a véspera da Flise, em 05 de novembro.

Flise

Idealizada pela neta do poeta Santo Souza, Ilmara Souza, a feira tem como intuito democratizar o acesso as obras literárias, incentivando os sergipanos à prática da leitura e aos autores um espaço dedicado à promoção das obras.

Ilmara explica que o livro é a porta de entrada para o conhecimento e é através dele que a educação e a cultura se faz presente de forma ativa. “Nós temos a intenção de criar através da Flise um público leitor em Sergipe de maneira mais forte e evidente”, concluiu.

A Flise será realizada nos dias 06, 07 e 08 de novembro no Parque da Sementeira e contará com 53 estandes de editoras nacionais e sergipanas, arena dos autores climatizada, espaço kids, praça de alimentação, casa do Cordel e palco para apresentações culturais com entrada gratuita.