Professores da rede municipal participam de cursos de aperfeiçoamento de Secretário Escolar e de Libras

Educação
29/09/2015 11h25

Professores da rede municipal de ensino de Aracaju participaram nesta terça-feira, 29, de dois cursos-oficinas de aperfeiçoamento ofertados pela Secretaria da Educação (Semed): Curso de Secretário e de Libras para Iniciantes. Os eventos acontecem no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe).

O professor Benedito Marques Correia, da Coordenadoria de Orientação e Inspeção Escolar (Coies), disse que nos dois primeiros dias os participantes do Curso de Secretário estão participando de oficinas que visam capacitá-los sobre a legislação escolar para que tenham o perfeito conhecimento dos instrumentais.

"Os professores que são secretários escolares estão aprendendo na prática, por exemplo, como se preenche fichas de matrículas, como se redige atas, e como funciona os ensinos individuais", explicou, acrescentando que o referido curso tem carga horária de 20h, e que será encerrado nesta quarta-feira (30) com uma palestra sobre a Importância da Função do Secretário Escolar.

Curso de Libras

Já o Curso de Libras para Iniciantes, que começou dia 04 de agosto e será encerrado em 20 de outubro, a coordenadora, professora Ana Paula Andrade, disse que este é o segundo módulo e tem como público-alvo os professores da rede municipal de ensino, bem como, pessoas da comunidade escolar interessadas. Ao todo são quatro módulos.

"O principal objetivo do curso é difundir a língua de sinais (Libras) na rede municipal de ensino para que possamos melhor atender os alunos", explicou, acrescentando que o curso acontece no Ceafe uma vez por semana, às terças-feiras, e que a carga horária é de 40h, sendo 4h por turno, no caso, manhã.

Ana Paula conclui salientando que o Curso de Libras está ligado as Coordenadorias de Educação Especial (Coesp) e de Formação Continuada (Coafor) e faz parte do programa Hora de Estudo. No final de outubro será ofertado o terceiro módulo do Curso de Libras para Iniciante.