Ivone de Menezes realiza atividade de extensão escolar

Cultura
29/09/2015 14h24

Buscando formar novos leitores, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoveu na manhã desta terça-feira, (29), uma programação para lá de especial para cerca de 40 alunos da primeira série do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Núbia Marques.

A visita, que tem como objetivo despertar o prazer da leitura através dos projetos desenvolvidos na unidade, faz parte de uma programação recheada de atividades, que seguem até o dia 20 de outubro. A ideia é fazer com que todos os alunos visitem o espaço, reconhecendo-o como um meio eficaz de conhecimento e aprendizado cultural.

Telma Santos, coordenadora da biblioteca, mostrou às crianças algumas das infinitas funções que o espaço pode exercer para seus leitores. Além de conhecer as instalações da unidade e seus espaços dedicados à leitura, os pequenos se divertiram com a contação de histórias sobre personagens bem conhecidos como Chapeuzinho Vermelho e a Cinderela, e se esbaldaram com atividades como “Brincando de Adivinhar’’, onde os alunos interagiram por meio de um jogo de perguntas e respostas.

A Galeria dos Escritores, que traz nomes importantes como Silvio Romero, Aglaé Fontes, Vinícius de Moraes e Monteiro Lobato também foi visitada pela criançada, proporcionando aos pequenos o contato direto com autores da literatura sergipana e nacional. Para Flávia da Silva, coordenadora pedagógica, é muito importante a escola participar de eventos como esse. “Incentivar o hábito de leitura para os alunos desde cedo é muito bom, pois estimula a criança a ler criando nela o costume de visitar espaços dedicados à leitura, não somente como fonte de pesquisa, mas também como uma opção de lazer”, falou.

Telma Santos explica que uma das principais funções da biblioteca é despertar em seus usuários, especialmente nas crianças, o prazer pela leitura. “Nosso dever é ofertar informações e atividades que atendam às necessidades e interesses da comunidade em geral, mantendo assim em nosso acervo obras básicas, técnicas e literárias”, concluiu.

No encerramento da atividade, os alunos foram levados para um espaço ao ar livre, onde puderam ler os livros da biblioteca.

A Ivone de Menezes conta com empréstimo de livros, ciclo de palestras, oficinas literárias e núcleo infantil periódicos.