Concluintes do curso de Mecânico de Motocicleta já planejam abrir negócios na área

Formação para o Trabalho
30/09/2015 16h34

Um dos meios de transporte mais utilizados pela população, as motos exigem uma série de cuidados e serviços de manutenção, do mesmo modo que os automóveis. Para colaborar com o surgimento de novos profissionais nesta área, a parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) resultou na oferta do curso de Mecânico de Motocicleta (300h). As aulas aconteceram desde o mês de junho e foram encerradas na manhã desta quarta-feira, 30, na unidade móvel do Senai, estacionada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Conjunto Jardim Esperança.

De acordo com o instrutor do curso, Adilson Rodrigues, o processo de aprendizado dos alunos englobou noções sobre o sistema de motocicleta e percorreu as áreas de suspensão, direção e gerenciamento eletrônico de combustível. "O Senai prepara o profissional para ser um empreendedor e, mesmo que ele não queira, vai encontrar emprego nas oficinas", afirma Adilson, que ressalta o crescimento deste segmento de trabalho. "O campo é bastante extenso e eles têm o reconhecimento pelo preparo que recebem", diz o instrutor.

Novos profissionais

Há sete anos, o aluno Epifânio Bispo trabalha como mecânico de carro. No entanto, o sonho dele é abrir a própria oficina mecânica de moto. Para iniciar a concretização do empreendimento, ele abriu mão do emprego com a intenção de ingressar no curso. "Foi bom, não tinha conhecimento de moto", relata Epifânio.

André Santos, de 34 anos, atua como segurança de shopping e o que o motivou a participar das aulas foi o interesse em manusear corretamente a sua motocicleta. Além, é claro, do desejo de obter uma nova qualificação profissional. Assim como Epifânio, ele também pretende criar o próprio estabelecimento na área. "Pretendo montar um negócio, não vou ser segurança o resto da vida. Com fé em Deus, não vai demorar muito", almeja o aluno.

Shirley dos Santos, de 27 anos, não ficou intimidada pelo fato de ter sido a única aluna da turma. "Gostei do curso, foi diferente. Adquiri conhecimento em coisas que eu não sabia que existiam", relata Shirley, focada em trabalhar junto com o primo, que também fez o curso e projeta ser um empreendedor do ramo.