Secretaria Municipal de Saúde celebra Dia Nacional do Idoso

Saúde
01/10/2015 16h50

O teatro da Universidade Tiradentes, no Centro da capital, ficou pequeno para tanta emoção. Na tarde desta quinta-feira, 1º, mais de 500 idosos atendidos pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) participaram de uma tarde especial alusiva ao Dia Nacional do Idoso, celebrado hoje. A ação também abriu os trabalhos para uma série de atividades que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará ao longo do mês de outubro para comemorar o Outubro Rosa. A celebração contou com o apoio dos músicos do Sons do SUS e também com as apresentações do grupo de Idosos da Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha ‘De Bem Com a Vida’ que apresentaram o espetáculo “Índias Há Mais Tempos”, além de uma esquete exclusiva da Companhia das Artes Tetê Nahas (abordando uma temática ligada ao cotidiano dos idosos e hábitos saudáveis) e também com a atividade do pessoal da Academia da Cidade que agitou os corpos.

Segundo explicou a coordenadora de Serviço Social da SMS, Lara Verônica Brito, a data em si serviu para uma reintegração das ações realizadas ao longo dos meses. “Cada USF da capital realiza suas atividades e ações diretamente ligadas aos idosos, porém, hoje estamos comemorando algo especial. Os idosos fazem parte de um grupo ativo dentro das unidades e isso nos motiva sempre a pensar em momentos assim, pois sabemos que convivência em grupo, interação social e atividade física fazem parte também dos cuidados com a saúde. Queremos estender os agradecimentos a todos os profissionais da SMS que trabalham em seus respectivos programas ligados aos idosos e que contribuíram para a realização desta grande atividade social”, frisou.

Para a aposentada Analice Hermes, todo tipo de atividade extra é sempre bem-vinda, quando o assunto é bem-estar social do pessoal da terceira idade. “Geralmente, ficamos em casa isolados do mundo, esquecidos pelos nossos familiares, mas, nos grupos de idosos isso muda muito, pois saímos, participamos de atividades que contribuem para nossas vidas, acrescentando mais informação. Creio que todo tipo de atividade seja benéfica para todos nós e por isso faço questão de participar sempre de todo tipo de ação”, pontuou.

Para Elio José dos Santos, a tarde de lazer tem um ingrediente a mais. Ele enfatizou que sair de casa, para conhecer coisas novas, acaba aumentando a sensação de alegria em se observar o mundo ao redor. “Participo do grupo de idosos da USF Niceu Dantas há muito tempo. Lá tenho atenção especial dos funcionários e estímulo para praticar atividade física. Me divirto muito, acho bem bacana esse tipo de mobilização em prol dos idosos, pois acaba favorecendo nosso convívio com outros colegas e passamos a conhecer mais lições de vidas que nos marcam também. Enquanto Deus me der força continuarei marcando presença”, afirmou.

Para Marielze Moreira de Morais, que trabalha como agente de saúde da USF Santa Terezinha, o importante é a troca de informação que cada reunião em grupo proporciona a todos os envolvidos. “Hoje temos muito mais tempo de vida. Qualidade de vida, quando o assunto é saúde, está inserida em questões como alimentação saudável, acompanhamento médico correto, medicação administrada com regularidade e atividade física. Os idosos de hoje estão mais atentos a estes pontos e isso reflete em mais anos vividos com saúde”, disse.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Aracaju, Cristiane Ludmila (que também fez o papel de cerimonialista do evento), alguns assuntos foram tocados para servirem de lembretes aos próprios idosos. “A longevidade dos idosos brasileiros aumentou consideravelmente e na SMS temos 15 USFs com grupos de idosos ativos em sua programação de atendimento, mostrando a força desse público no desenvolvimento da capital. Aproveitei a oportunidade também para tocar na questão do Outubro Rosa e no poder da precaução quando o assunto é o câncer de mama (que também atinge o público idoso em grande escala). Nossa tarde de lazer foi um misto de reflexão sobre os cuidados e, principalmente, para mostrar que estas pessoas são fundamentais para nossa sociedade, seja produzindo para o País ou então como detentores da memória do nosso passado recente”, ponderou.