CER II realiza capacitação com profissionais para falar sobre a Saúde do idoso

Saúde
01/10/2015 17h52

Diante da necessidade de qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Especializada (Reae) e para garantir qualidade de excelência na prestação de atenção às pessoas com deficiência, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu uma capacitação durante toda esta quinta-feira, 1º. Organizado pelo Programa de Cuidados à Pessoa com Deficiência, do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), o evento teve como facilitadora a professora doutora Débora Dupa, da Fiocruz Mato Grosso do Sul, que falou sobre a importância do tratamento com os idosos.

A capacitação, que aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos, reuniu cerca de 40 profissionais da saúde, que ouviram atentamente a palestra sobre o acolhimento aos idosos, a qualificação desse atendimento, os exames realizados precocemente para detectar futuras doenças e principalmente a atenção interdisciplinar ao idoso na reabilitação físico-motora e intelectual. A capacitação é o 7º módulo realizado pelo Programa de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Débora Dupa declarou que gostou muito de ser convidada para realizar a capacitação. “Fiquei muito feliz com o convite, pois é um tema de extrema importância, o tratamento com nossos idosos tem que melhorar em toda rede do SUS e a qualificação desses profissionais irá garantir uma vida mais tranqüila para esses usuários”, destacou.

Segundo a coordenadora do Programa de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Suely Reis dos Santos, o tema deste mês traz a reflexão que os idosos, sejam homem ou mulher, tenham ou não deficiência, devem gozar dos direitos fundamentais garantidos a todas as pessoas. “Devemos despertar gestores e profissionais da saúde para a importância das políticas públicas para proteção das pessoas idosas com deficiência, seja deficiências congênitas ou adquiridas até mesmo em decorrência da idade, a fim de que tenham uma vida digna”. 

Já Johane Paula de Holanda Medeiros, fonoaudióloga do CER II, disse que essa capacitação foi muito proveitosa. “Precisamos cuidar melhor dos nossos idosos. Às vezes esquecemos que um dia iremos envelhecer e essa capacitação foi muito boa para aprendermos a lidar melhor com o serviço que prestamos e trazer esses idosos para as Unidades de Saúde da Família e para aqueles que precisam de reabilitação, pois é uma fase da vida que requer muitos cuidados” relatou. Logo depois da palestra os profissionais da saúde realizaram uma roda de conversa com dinâmica de grupo, onde cada um deveria apresentar uma situação vivida por idosos.

Idosos com deficiências física, motora e intelectual têm atendimento garantindo através do Centro Especializado em Reabilitação, administrado pela SMS. O serviço funciona no prédio anexo ao Centro de Especialidades Médicas (Cemar), na rua Sergipe, bairro Siqueira Campos e atende, em média, 800 pacientes por mês. No centro, são oferecidos serviços especializados em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social, além de atendimentos com neuropediatra, ortopedistas e fisiatras.