Centro Cultural recebe Ismail Xavier

Cultura
02/10/2015 13h56

Na manhã de ontem, 1º, o Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), foi palco para o debate sobre a existência da teatralidade na mini-série Capitu, de Luiz Fernando Carvalho. O debate foi conduzido por um dos maiores estudiosos do cinema nacional e internacional, Ismail Xavier, que falou também sobre o processo de criação dos produtos ficcionais seriados, tendo a novela como foco principal. 

Xavier explicou que a telenovela não é só um produto de entretenimento, ela tem processos de criação diversos o que permite que personagens sigam caminhos diferentes, resultando assim em um objeto interativo. Falou também sobre os efeitos da indústria cultural na produção audiovisual e as confusões acerca da adaptação de romances para o cinema. 

O debate faz parte do seminário intitulado “Conversas com o Cinema”, que será  realizado em parceria com o Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM/UFS) e Departamento de Comunicação Social (DCOS/ UFS) até amanhã na unidade da Funcaju. 

Nomes como Luiz Carlos Oliveira Júnior, crítico e pesquisador de Cinema; Romero Venâncio, professor de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe e Priscila Miranda, criadora da distribuidora Tucúman Filmes farão parte da programação, que está atraindo estudantes, pesquisadores e apaixonados pela sétima arte.

Este ano o Sercine traz o tema “Cinema, arte e ofício”, o festival está sendo nos turnos manhã e tarde, no Teatro João Costa, Teatro Atheneu e Teatro Lourival Baptista. O produtor do festival, Baruch Blumberg, agradeceu ao público, reforçando a missão do Sercine. “Queremos que Sergipe veja o festival como algo nosso, e que tenham um contato afetivo mesmo. Acreditamos no poder do cinema e é por isto que continuamos e continuaremos”.

 

O Festival   

                                                            

Desde a primeira edição, em 2011, o Sercine - Festival Sergipe de Audiovisual tem como principal proposta estimular as produções cinematográficas nordestinas e universitárias, disseminando a identidade cultural e valorizando a experimentação de novas linguagens para a sétima arte, além de divulgar a produção independente. O Sercine é uma realização da Cacimba de Cinema e Vídeo, com produção da Rolimã Filmes, co-patrocínio da Infographics, parceria do SESC, GW, Lamparina, Casa de Barro, apoio da Funcaju, SEBRAE, Kinoarte, Mostra Infantil de Florianópolis, e incentivo da Funcart | Secult | Governo de Sergipe.