Mutirão da Dengue acontece neste sábado no Grageru

Saúde
02/10/2015 14h11

Neste sábado, 3, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza mais uma força-tarefa de combate à Dengue. Desta vez, a ação acontecerá no bairro Grageru.  Equipes de agentes de Endemias vão se concentrar a partir das 7h, em frente ao Shopping Jardins.  Os mutirões acontecem quase todos os finais de semana. Dependendo do bairro, os agentes percorrem até 700 residências num só dia de força-tarefa, com objetivo de identificar e eliminar criadouros do mosquito da Dengue.

“De janeiro a setembro deste ano, foi registrado uma queda significativa no número de notificações de casos de Dengue”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante. Segundo ela, esta redução se deve ao trabalho continuado, as ações direcionadas e planejadas pela Prefeitura de Aracaju nos locais que apresentam maior incidência de casos de Dengue.

Taíse explicou que o programa tem como referência os Levantamentos de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), que mostram aonde se concentram as infestações. “Desta forma, montamos nossos planos estratégicos, como por exemplo o que ocorrerá neste sábado. A força tarefa acontecerá no bairro Grageru, porque, identificamos uma maior concentração de larvas em uma área específica daquela região, que atuaremos no combate”, afirmou. 

Taíse ainda ressaltou que, apesar dessa diminuição, os cuidados para evitar a doença que continua a infectar pessoas na Capital devem ser constante. Atualmente, o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da Dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya.