SMS melhora sistema de marcação de perícias médicas

Saúde
02/10/2015 16h15

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), informa que houve mudança no fluxo de perícia médica. O objetivo é melhorar o fluxo de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitem de internação cirúrgica ou clínicas eletivas. Na maioria dos casos, este processo deve ser feito através do Sistema de Regulação do Nucaar.

De acordo com o coordenador do Nucaar, Ademar de Oliveira Ribeiro, antes da mudança, os médicos das Unidades de Saúde encaminhavam os pacientes diretamente para a perícia e, a partir disso, os pacientes eram encaminhados ao prestador da SMS para realizar o procedimento. “A partir de agora esse processo será mais simples, ou seja, os documentos com os exames dos pacientes vão ser encaminhados aqui para o setor de regulação do Nucaar e o médico regulador irá avaliar a documentação. Após a análise, o médico pode autorizar o procedimento sem precisar que o paciente se apresente pessoalmente. Mas, em alguns casos, o médico vai precisar ver o paciente primeiro para autorizar ou negar. Ou seja, a perícia será presencial apenas nos casos de necessidade”, destacou.

Ainda segundo o coordenador, a finalidade dessa mudança é conseguir um menor número de usuários passando pela perícia, agilizando assim os processos e aumentando o controle dos procedimentos. “Agora podemos ter um maior controle dos procedimentos, sabendo exatamente o que precisa ser feito. Podendo também dar prioridade aos casos mais urgentes”, afirmou.

Segundo a médica da Regulação Hospitalar do Nucaar, Wilda Pereira Siqueira, está sendo implantado um sistema para que cada unidade de saúde ou secretaria do interior do Estado envie para o Nucaar os documentos dos pacientes via malotes ou escaneados. “A documentação vai ser toda enviada via sistema e isso agiliza mais ainda o fluxo de trabalho. Nosso principal objetivo é facilitar a vida do usuário, pois se for um procedimento simples ele não precisará vir pessoalmente, principalmente se for do interior. A perícia será presencial apenas nos casos em que o perito indique a necessidade de exame físico, como por exemplo, cirurgias de fimose, perineoplastia e hérnias, pois não tem nenhum documento que comprove exatamente a indicação do procedimento exclusivamente pelos exames”, explicou.

Quando o sistema liberar o procedimento, o usuário será informado por mensagem de texto a data, local e o horário. Existe uma escala da perícia, onde será agendada uma data específica para atender aos pacientes que precisem realizar a perícia presencial.