CRAS: educadores sociais aprendem novas habilidades em oficinas pedagógicas

Assistência Social e Cidadania
05/10/2015 13h39

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), através de sua coordenadoria de Proteção Social Básica, permanece capacitando os profissionais que atuam nos quinze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aracaju. No mês de outubro, o órgão promove oficinas pedagógicas para os educadores sociais com o objetivo de desenvolver novas habilidades que possam ser utilizadas junto às comunidades.

As oficinas ocorrerão em todas as sextas-feiras do mês de outubro no CRAS Jardim Esperança. Durante as oficinas, os educadores aprendem a reciclar materiais e a confeccionar produtos de artesanato para auxiliar no desenvolvimento das atividades educativas junto aos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos. Desde o mês de julho, as capacitações acontecem nas unidades socioassistenciais da capital sergipana.

Segundo a pedagoga Adriane Gomes, responsável pelas oficinas, o foco das capacitações que ocorrem em outubro é a confecção de artigos natalinos, a partir do uso de materiais recicláveis.

“Fizemos em julho e agosto as oficinas de sucata e, a partir de agora, estamos com a de artigos natalinos, onde ensinamos os educadores a produzirem o artesanato com copos de café, garrafas pet e de vidro e até CDs. São itens que normalmente descartamos no dia a dia. Essa ideia de reutilização e reciclagem será repassada para as comunidades nos grupos”, comenta Adriane.

Este mês, os educadores que trabalham nos CRAS do 1º e 2º Distrito serão capacitados. No total, cerca de 60 educadores devem passar pelas oficinas. O objetivo é levar aos grupos de crianças e adolescentes atividades que gerem, inclusive, iniciativas de empreendedorismo.

“As capacitações são importantes para que possamos desenvolver as atividades com nossos educandos e idosos. E essa ideia de reciclagem é importante para o meio ambiente, mas também para que eles possam aprender a confeccionar uma arte e vender, por exemplo”, afirma o educador social, Hebert Gouveia.