Centro Cultural de Aracaju inicia novo horário de funcionamento

Cultura
05/10/2015 14h06

O Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) agora abre no final de semana. A unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) começou no último sábado, 3, a funcionar com novo horário. O prédio que antes funcionava de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, funcionará a partir deste mês, de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h, fechando apenas no domingo e na segunda. A intenção é proporcionar aos turistas e sergipanos uma possibilidade a mais de lazer e de conhecimento sobre a história de Aracaju. Com o novo horário o Centro Cultural além de ofertar visitas guiadas em todos os ambientes, passa a exibir filmes na Sala Walmir Almeida sempre às 10h.

Patrícia de Carvalho, que levou as filhas para participar do Cineclube NPD, falou que ficou muito feliz em saber que agora pode contar com um novo local de diversão para o final de semana. “Como sabemos, o mês de outubro é sempre dedicado às crianças, por conta disso, resolvi procurar saber quais os locais irão oferecer programação voltada ao público infantil. Soube que o Centro Cultural funcionaria aos sábados e iria oferecer além de toda estrutura de visitação, a exibições de filmes infantis em alusão ao Dia das Crianças, não só eu estou feliz em ter um lugar interessante para trazer minhas filhas, como elas estão deslumbradas em conhecer o local”, afirmou.

José dos Santos que já é frequentador do Centro Cultural trouxe o seu amigo, Piter Costa, para conhecê-lo. “Venho sempre ao Centro, participo das exibições de cinema realizado pelo Núcleo de Produção Digital e hoje aproveitei para convidar o meu amigo que ainda não conhecia o local”, falou José que acredita que a abertura aos sábados irá facilitar, não só aos turistas que frequentam a cidade, mas todos os sergipanos que não tem tempo durante a semana vir conhecer um pouco mais das nossas culturas e a própria história. “Eu não conhecia o prédio e não fazia ideia que aqui armazenava tanta informação importante para a disseminação da cultura sergipana. É de lugares como esse que precisamos para dar continuidade a preservação do Sergipe tem de mais importante: nossa história”, completou. 


A Biblioteca Mário Cabral, que é voltada para a cultura sergipana, Sala de Cultura Popular Mestre Euclides, Museu Cidade de Aracaju Prefeito Viana de Assis e o Teatro João Costa são alguns dos ambientes que compõe o Centro Cultural de Aracaju. Além da visitação aos ambientes, o visitante pode participar também das atividades culturais realizadas ao longo do mês, a exemplo de peças teatrais e o projeto quinzenal “Tem banda na Praça”.

O novo horário atende ao pedido da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo que considera o Centro Cultural como um atrativo turístico importante da capital sergipana, atingindo cerca de 10 mil visitações em menos de um ano de funcionamento. O Centro Cultural de Aracaju é uma das oito unidades culturais administradas pela Funcaju, que tem como intuito estimular e disseminar a prática cultural, promovendo educação e o acesso à arte a custo zero para a população.