USF Manoel de Souza inicia atividades do Outubro Rosa e comemora o Dia do Idoso

Saúde
05/10/2015 15h26

A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira deu início, na manhã desta segunda-feira, 5, às atividades em referência ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1º de outubro, e ao Outubro Rosa, mês dedicado à luta contra o câncer de mama. Durante esta semana e a próxima, todos os dias terão palestras, rodas de conversa, com destaque para a sexta-feira, 9, quando será realizada uma aula de ginástica, às 7h da manhã.

Hoje à tarde, o convite é para a mulherada, que deve participar de palestras de orientação sobre o câncer de mama e avaliação clínica. Segundo a enfermeira da unidade, Irene Alves de Deus, nos encontros diários será proposta uma discussão sobre o que a mulher tem feito para prevenir a doença. “Sabemos que em muitos casos, esta patologia possui relação direta com a genética familiar, mas com a prática de uma vida saudável é possível reduzir a probabilidade de desenvolver a doença, como também reduzir os danos que ela causa. Então, é neste ponto que intensificaremos as discussões”, pontuou Irene.

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila, ressaltou que, em 2014, ocorreram 54 óbitos por câncer de mama em Aracaju, sendo a principal causa de óbitos entre as mulheres. "Neste sentido, realizaremos atividades buscando a redução desses números através desta campanha, desenvolvendo ações de promoção da saúde, com atividades educativas e físicas nos polos da Academia da Cidade; promoção da alimentação saudável nos Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e ações que promovam a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero por meio do diagnóstico das lesões precursoras da doença nas 43 Unidades de Saúde", destacou.

Lembrando que, em todas as Unidade de Saúde da capital, são oferecidos exames clínicos das mamas, exames de lâmina e, quando indicado, é solicitada a mamografia para as pacientes. Há ainda a distribuição de preservativos masculinos e femininos.