SMS convida mulheres a participar do I Encontro Rosa nesta terça

Saúde
05/10/2015 16h42

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Saúde da Mulher e da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), convida todos os servidores, principalmente as mulheres, para participar nesta terça-feira, 6, do I Encontro Rosa, que será realizado na sede da SMS, no espaço da Rede de Atenção Primária (Reap). A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que neste ano tem como tema: “Câncer de Mama: Precisamos tocar neste assunto”. Na ocasião, os servidores farão atividades físicas e serão orientados pela necessidade desta prática como forma de prevenção ao câncer, de um modo geral.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, essa é uma proposta para interagir todos os funcionários nessa campanha. “Nosso foco é realizar ações de promoção à saúde, com atividades educativas e físicas nos polos da Academia da Cidade. Outra parceria será com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), através de promoção da alimentação saudável. Além disso, faremos ações para detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero por meio do diagnóstico das lesões precursoras da doença nas 43 unidades de saúde”, ressaltou.

A coordenadora ainda destacou que nas Unidades de Saúde da capital são ofertados diversos exames. “Oferecemos exames clínicos das mamas, exames de lâmina e, quando indicado, é solicitada a mamografia para as pacientes. Há ainda a distribuição de preservativos masculinos e femininos. Lembrando que, ao longo do mês, realizaremos palestras em empresas e atividades nas Unidades de Saúde da Família”, pontuou.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma das principais causas de morbimortalidade entre as mulheres, principalmente nos países desenvolvidos. No Brasil, esta patologia vem aumentando a sua incidência e, entre as mulheres, é a neoplasia mais prevalente, com taxas de mortalidade elevadas quando tardiamente diagnosticada.

Em 2014, ocorreram 54 óbitos por câncer de mama em Aracaju e esta patologia foi a principal causa de óbitos por neoplasia entre as mulheres aracajuanas. O câncer de colo uterino é a terceira causa de morte por neoplasia maligna entre as mulheres e, em 2014, ocorreram 17 óbitos por esta causa.