Corais da Escola de Arte Valdice Teles se apresentam pela primeira vez no Bingo do IPAESE

Cultura
05/10/2015 17h49

No último sábado, 3, os Corais da Escola de Arte Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizaram sua primeira apresentação. O palco foi o 3º Bingo Music do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE). Os alunos que tinham apenas três meses de ensaio tiveram a oportunidade de mostrar ao público a atividade que desenvolvem, participando também de uma ação beneficente. 

O maestro dos corais e também coordenador pedagógico do IPAESE, Elias Souza, falou da importância das apresentações como forma de estimular os alunos à prática musical. "Criamos o Coral da Melhor Idade em agosto. O coral de adultos já existia, mas hoje foi a primeira vez que ambos fizeram uma apresentação e isso é muito importante, porque nos possibilita colocar em prática o que é produzido dentro da escola", falou. 

Val Santos, aluna do Coral da Melhor Idade, disse que encontrou na Escola de Arte um local onde pudesse desenvolver atividades e deixar sua mente em constante movimento. "Eu participo do coral, faço aula de teclado e isso me ajuda bastante. Para nós, da terceira idade, é muito importante oportunidades como essas. Eu mesma me sentia muito sozinha em casa e aqui tenho a oportunidade de me ocupar, fazer novas amizades e mostrar à sociedade o que aprendemos". 

JDarc Bettâmia, que já é aluna antiga da escola, começou a fazer parte do coral no início do ano e explica que, através dos cursos e apresentações como essas, a Valdice Teles cria oportunidades às pessoas que não têm acesso à cultura e principalmente à música. “Eu já fiz pintura, artes plásticas, música e agora ingressei no coral. Só tenho a agradecer à Funcaju por manter esse espaço de ensino e incentivo às praticas culturais", finalizou.

Além dos corais, o professor de Técnica Vocal da Valdice Teles, Zéq’Oliver, também se apresentou no bingo, cantando músicas que fazem parte do seu repertório. A Escola de Artes Valdice Teles promove mais de 15 cursos que incluem instrumentos de corda, sopro, percussão e uma Orquestra de Câmara, com ensaios às sextas e sábados.

A Valdice funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite, e está localizada na Rua Vila Cristina, 354, bairro São José. Mais informações através do telefone 3211-6913.