Transporte Social de Aracaju já realizou mais de 70 mil remoções este ano

Saúde
06/10/2015 17h51

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui um serviço que leva comodidade e mobilidade à população aracajuana. Trata-se do Serviço de Transporte Social que é destinado a usuários especiais e crônicos, impossibilitados de se deslocarem de sua residência aos serviços de hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia, revisões, consultas, exames, retornos ortopédicos e cirúrgicos de acamados. São mais de quatro mil aracajuanos que utilizam gratuitamente o serviço. De janeiro a agosto deste ano, 70.820 remoções ou deslocamentos foram realizados.

A coordenadora do Transporte Social, Luzinete Lima, explica que serviço atende principalmente pessoas que sofrem de doenças crônicas, acamados, idosos e com deficiência. “O Transporte Social é um incentivo, um cuidado a mais que a Secretaria da Saúde mantém para auxiliar no conforto do usuário e assegurar a locomoção até o fim do tratamento", comenta.

Para o usuário do Transporte Social, José Augusto, esse serviço é muito importante para que o seu tratamento possa ser realizado. “Eu tive um acidente de moto e hoje sou acamado, passo o tempo todo deitado e não consigo me locomover. Com o transporte social eu estou conseguindo realizar meu tratamento. Fiz uma cirurgia recentemente e é nesse transporte que vou até o hospital e clínicas para que os médicos me consultem. Parabenizo essa ação da Prefeitura de Aracaju, que vem ofertando esse serviço a tantas pessoas, eu só tenho a agradecer”, afirma o usuário.

O serviço mantém uma frota com 17 veículos, sendo dez vans e sete ambulâncias, que diariamente auxiliam no tratamento e/ou consultas em Centros, Unidades de Saúde da Família e Clínicas da capital.  As viaturas do transporte social também dão suporte aos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) e serviços de Urgência Mental.  

"Nossos assistentes sociais têm trabalhado diariamente para agendar, atender ao público, organizar os roteiros, contatos telefônicos, arquivar e acolher bem os pacientes", destaca Luzinete.

Acesso ao Serviço

Para ter acesso ao Transporte Social, o solicitante deve providenciar o cadastro ligando para o número 3179-1049, podendo ainda procurar o Assistente Social da Unidade Básica da Família do seu bairro para realizar o agendamento ou comparecer das 8h às 12h e das 14h às 17h na Rua Porto Alegre, bairro Siqueira Campos. É só apresentar o relatório médico contendo os dados do usuário, local do tratamento, dias e horários, cópia de identidade, comprovante de residência e o cartão SUS que as providências serão tomadas para garantir a utilização do serviço.