Prefeitura intensifica revitalização da iluminação pública

Agência Aracaju de Notícias
06/10/2015 18h20

A Prefeitura de Aracaju tem ampliado as ações de revitalização na iluminação pública da cidade. Desde que assumiu a gerência da iluminação pública da cidade, a administração municipal tentou realizar licitação para a empresa responsável pela manutenção, mas somente agora, após trâmites burocráticos, conseguiu concluir. Desde o dia 1º de outubro, a empresa Trajeto, vencedora do processo licitatório, tem dado mais celeridade ao atendimento às demandas da cidade.

Somente em três dias úteis a empresa paranaense, que trabalha com engenharia elétrica desde 1990 e atua em todo o país, realizou manutenção nas avenidas Augusto Franco, Gentil Tavares, Centenário e Poço do Mero (Bugio), e diversos reparos já foram feitos por toda a cidade. A demanda que estava acumulada pela empresa anterior era de cerca de mil atendimentos não realizados, e somente nos últimos três dias úteis mais de 300 solicitações feitas através do call center foram atendidas.

A empresa contratada pela Prefeitura tem intensificado tanto o atendimento às reivindicações da população, quanto as substituições feitas por lâmpadas menos onerosas. É o que está acontecendo em toda a avenida Beira-Mar.

A Prefeitura está substituindo todas as antigas luminárias da via, que é um dos cartões-postais da cidade, por lâmpadas de LED. Os postes do canteiro central já tiveram a iluminação modificada, e agora a extensão do calçadão que margeia a avenida também está recebendo novas lâmpadas.

A medida busca, entre outras coisas, aumentar a capacidade de iluminação das vias públicas. Além de dar mais segurança aos cidadãos e de facilitar a orientação no tráfego, o novo equipamento de iluminação implantado pela PMA também garante uma de economia de energia considerável, chegando em alguns casos a 80% em comparação com a iluminação padrão. Toda a avenida Visconde de Maracaju, zona norte da cidade, também está tendo a iluminação trocada por lâmpadas de LED.

Segundo a presidente da Emurb, Socorro Cacho, a troca das lâmpadas vai beneficiar não apenas essas avenidas, mas diversos outros locais. "As lâmpadas que estão sendo retiradas dessas vias serão redistribuídas em outras ruas e principalmente praças, suprindo as necessidades de diversos pontos da capital", explica.

Melhorias

Além da substituição das quase mil luminárias das duas avenidas, a Prefeitura melhorou a iluminação do sistema viário da entrada do Bugio, entre as ruas Manoel Vieira de Melo e Radialista José da Silva Lima. A avenida Silvio Teixeira, bairro Jardins, também foi contemplada com um novo sistema de iluminação de lâmpada a vapor metálica. No conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, a administração municipal também fez intervenções para melhorar a iluminação pública, na avenida José Sizino da Rocha.

Call Center

Apesar de estar sob execução de uma nova empresa, o serviço de call Center para a população foi mantido com o mesmo número de telefone. O prazo de atendimento, que antes demorava até sete dias ou mais, agora deverá ser de até três dias.

É importante ressaltar que a PMA disponibiliza para a população dois tipos de serviço na área de iluminação pública. Para lâmpadas queimadas, o cidadão deve ligar para o call Center, por meio do número (79) 3249-1723. Outra situação diz respeito a implantação ou melhoria de iluminação existente, a solicitação deve ser feita através do número (79) 3179-1619. Todo esse serviço é custeado pela população devido ao pagamento da taxa de iluminação pública.