USF Eunice Barbosa promove VI Feira de Saúde e Arte no Coqueiral

Saúde
07/10/2015 14h47

Se consolidando como atividade tradicional da Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral, acontece a VI Feira da Saúde e Arte. O evento, que segue até sexta-feira, 9, conta com o apoio de diversos órgãos, instituições religiosas e culturais, promovendo aula de atividades físicas, seguida de palestras sobre planejamento familiar, oferta de exames de lâmina e testes rápidos para diagnóstico de Hepatites B e C, Sífilis e HIV.

A abertura das ações aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7, com palestra sobre orientação sexual, feita pela equipe “Anjos Azuis” da Guarda Municipal e oficina de postura com o grupo de idosos, promovida pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), em parceria com a FASE, através de alunos do curso de fisioterapia.

A aposentada Maria de Lourdes de Santana, 55, sofreu um infarto há dois meses e conta que participou da oficina com um outro olhar. “Eu já tinha conhecimento de todas as orientações que estão sendo passadas aqui, quanto aos cuidados com a pressão arterial e a diabetes, mas não cumpria nada. Hoje tenho plena consciência de que se eu quiser viver mais, vou ter que aderir a uma vida mais saudável. Além disso, estou aprendendo como devo me sentar, pegar objetos, para evitar problemas de postura”, ressaltou.

Segundo a professora da Fase, Heloísa Matos, atendendo ao convite da equipe da unidade, a oficina foi ofertada orientando como os idosos devem sentar, levantar, estender roupa e praticar outras atividades. “A prevenção é o foco, diante do grande número de pacientes que identificamos com reclamações provenientes das atividades diárias que são desempenhadas da maneira errada, então, buscamos orientá-los para evitar possíveis problemas”, pontuou.

Segundo a gerente da unidade, Violeta Silveira, todas as ações envolvem os grupos em destaque neste mês, que são idosos, mulheres e crianças. “Aproveitamos as datas comemorativas para englobar na nossa programação, trazendo à comunidade para interagir com a equipe de saúde, através de atividades que promovam não somente saúde, mas que traga dignidade ao cidadão com atividades de promoção social”, destacou.

Confira a programação:

Quinta-feira 08/10 (Manhã)

Grupo de Dança- Escola de Adoradores

Planejamento Familiar: Orientação, solicitação de exames, documentação e encaminhamento para contracepção definitiva (Laqueadura e vasectomia)

Mutirão de lâmina

Teste rápido Sífilis, Hepatite C e HIV

Palestra com grupo de mulheres-Programa Saúde da Mulher

Sexta-feira 09/10 (Manhã)

Cantoria – Renato

Grupo de dança infantil – Escola de Adoradores

Projeto mexa-se –para hipertenso e diabéticos

Atendimento de Hipertensos e Diabéticos- participação dos alunos de medicina da UNIT

Atividade recreativa para crianças (Animador e pula pula) -SEJESP