Crianças de abrigos municipais participam de Semana Solidária

Assistência Social e Cidadania
07/10/2015 19h56

As crianças dos abrigos municipais Marinete Alves e Caçula Barreto vivenciaram um final de tarde diferente, nesta quarta-feira, 7. Os acolhidos foram para uma pastelaria na Orla de Atalaia a convite da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. A iniciativa faz parte do projeto ‘Semana Solidária’ que tem como objetivo inserir a criança na vida sociocultural da cidade, contribuindo para o seu crescimento pessoal e desenvolvimento como cidadão.

A Semana Solidária acontece de 1º a 5 de outubro a nível nacional. A ideia é oferecer refeições (café da manhã, almoço ou lanche) nos restaurantes associados. Em Aracaju, cerca de 320 crianças participarão do projeto.

“Durante alguns anos já é comum, em todo o país, as cidades que possuem bares e restaurantes associados promoverem a semana solidária que é quando um estabelecimento abre as portas para receber estas crianças. Em Sergipe, essa semana está tendo início hoje com essas crianças que têm histórias de vida comoventes. Os eventos seguem até o dia 15 recebendo crianças de abrigos e creches”, afirma a diretora executiva da Abrasel/Sergipe, Léa Duarte, lembrando que no dia 15 os associados visitarão uma instituição onde as crianças não podem sair para levarem lazer e alegria.

Para a coordenadora do Abrigo Marinete, Carla Cristina Gomes, a iniciativa faz com que as crianças se sintam incluídas no meio social. “Geralmente, as crianças acolhidas não têm acesso a nada disso. Então, essa é uma oportunidade de elas se sentirem inseridas na sociedade. Esse é o início da programação do dia das crianças do Marinete. Na sexta, teremos um evento com um educador físico e no domingo elas irão ao teatro”, afirma a coordenadora.

Segundo a coordenadora do Abrigo Caçula Barreto, Sandra Angelo, as crianças aguardam com expectativa os meses de outubro e dezembro. “Eles ficam ansiosos para que cheguem esses meses, porque as pessoas abrem mais o coração e promovem eventos como esse, onde eles se sentem inseridos no contexto social. Eles gostam desse carinho”, comenta Sandra.

Cerca de 15 crianças que se encontram acolhidas nos abrigos Caçula e Marinete participaram da atividade externa. “Eu gostei de tudo aqui e queria que tivessem mais saídas como essa. É a primeira vez que venho aqui”, comenta o jovem C.D.S.J., acolhido do Abrigo Caçula Barreto.