Enfermeiros e auxiliares são capacitados sobre novo sistema de controle de vacinação

Saúde
08/10/2015 13h53

Durante esta quinta-feira, 8, acontece a capacitação de mais uma turma de enfermeiros e auxiliares de enfermagem da Rede de Atenção Primária (REAP) que trabalham diretamente com imunização nas Unidades de Saúde da Família (USF). A proposta do treinamento, que está sendo ministrado pela referência técnica da área de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Débora Moura,  é passar aos profissionais as informações necessárias para operar o novo sistema de registro de vacinação, implantado em Aracaju, mediante determinação do Ministério da Saúde (MS).

Os dados eram cadastrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização WEB (SPNI WEB), que registrava apenas quantas doses haviam sido aplicadas. Agora foi feito por uma reformulação do mesmo SPNI, no qual agora são registrados, além do número de doses, a identificação de cada paciente que recebeu a vacina.

Segundo a referência técnica da área de imunização, Débora Moura, esse novo sistema vai qualificar os dados. “Agora temos um sistema moderno, informatizando cada vez mais nossos processos de trabalho, reduzindo as chances de extravios de informações. Antes os dados do paciente eram enviados em formulários para SMS, e agora isso pode ser feito via internet”, pontuou.

Para a auxiliar de enfermagem da USF Porto Dantas, Eliana dos Santos, a reformulação do sistema facilitou o trabalho. “Além de reduzir o gasto com papéis, agora fica muito mais fácil ter acesso às informações sobre quais vacinas foram aplicadas em determinado paciente, mesmo que este tenha perdido o cartão de vacinação”, ressaltou.