Secretaria Municipal de Saúde informatiza Hospitais Municipais

Saúde
08/10/2015 15h43

Desde o início desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou o processo de informatização dos Hospitais Municipais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte). A intenção é, em poucos meses, modernizar toda a Rede Municipal de Saúde, onde todos os pacientes atendidos terão seus respectivos registros armazenados de forma digital.

De acordo com explicações do diretor de Tecnologia da Informação da SMS, Luiz Antônio Uchôa, a informatização compreenderá, desde o início do atendimento até a alta do paciente, passando inclusive pelo prontuário eletrônico e toda a parte administrativa e faturamento também. O trabalho é feito através de módulos de operação, onde a Gestão Hospitalar foi contemplada com o início da implantação do sistema.

“Estamos iniciando com os Hospitais Municipais e neste processo já começamos a informatizar a parte de recepção e acolhimento do Fernando Franco, onde os pacientes dão entrada no balcão de atendimento e já fazem o cadastro de sua ficha, em seguida seus dados são direcionados para o profissional da enfermagem, que acolherá o paciente e preencherá com mais informações, imprimindo este prontuário, encaminhando-o para o médico responsável pelo caso. No Nestor Piva também começamos pela recepção e já estamos adiantando o trabalho para os demais setores. Nos próximos dias vamos instalar cabos e equipamentos para montar a estrutura inteira, tanto do Zona Sul quanto do Zona Norte”.

Uchôa ainda enfatizou que este trabalho faz parte das ações implantadas pelo secretário da SMS, Luciano Paz, visando estender toda a informatização para as unidades de atendimento da Rede Municipal, criando o Sistema Interligado de Saúde Pública de Aracaju. “Começaremos pela otimização da Gestão Hospitalar, mas depois o trabalho continuará nas Unidades de Saúde da Família (USF), nos dois Centros de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos e Cemar Augusto Franco), etc. Trata-se de um sistema desenvolvido dentro da própria secretaria, em parceria com uma empresa do ramo de informática, o que nos dá toda autonomia na execução deste trabalho de modernização”, concluiu. 

Segundo a coordenadora geral do Hospital Municipal Fernando Franco, Joselita Sobral de Jesus, os funcionários da recepção e os enfermeiros já receberam treinamento para o preenchimento do cadastro. “Trata-se de um documento básico, mas que requer atenção redobrada no preenchimento de cada ficha. Certamente vem facilitar nosso trabalho dentro da unidade e contribuir ainda mais para um melhor atendimento ao cidadão aracajuano”, pontuou.