Apreensão de animais é realizada nas vias públicas

Serviços Urbanos
08/10/2015 15h16

Evitando que os animais fiquem soltos pelas vias públicas da cidade e pensando na proteção e bem-estar da população, a  Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem realizado o trabalho de apreensão e acolhimento desses animais que se encontram expostos na capital.

O setor de apreensão de animais, gerenciado pela Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb (Direpa), oferece atendimento a animais de grande porte, como equinos e bovinos, dando preferência aos que estão soltos nas ruas. O sistema funciona com a ajuda de dois caminhões que atendem a Zona Norte e Sul da cidade, capturando uma média de 150 animais por mês. Após serem resgatados, eles são encaminhados para um espaço apropriado da Emsurb, passam pela triagem e logo em seguida por uma avaliação médica feita por uma veterinária que examina as condições de cada animal.

Segundo o supervisor do curral, Israel, os animais que chegam ao local são bem amparados e cuidados por toda a equipe. “Nós trabalhamos diariamente com a captura desses animais. Na maioria das vezes eles estão em péssimas condições, em situação de maus tratos e nós cuidamos deles dando todo o suporte necessário para uma boa recuperação. Alimentamos, damos banho e cuidamos até que venham buscá-los’’ comentou.

Os proprietários dos animais têm um prazo de até 15 dias para se identificarem. Caso excedam o prazo, o animal é encaminhado para adoção. Para o resgate é necessário fazer um cadastro e depois preencher um termo de liberação. De acordo com a legislação municipal, é necessário efetuar uma taxa de apreensão no custo de R$ 33,60. Sendo o proprietário do animal reincidente, ele precisará pagar R$ 67,20.

Os caminhões boiadeiros trabalham 24h. O cidadão que quiser fazer alguma denúncia deve ligar para os números (79) 3236-6875 ou (79) 8802-1200 e fazer a solicitação.