Arquivo Público comemora 28 anos de existência

Cultura
08/10/2015 15h49

Criado através da Lei n° 1.300 de 1987, o Arquivo Público de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), comemora hoje, 8 de outubro, 28 anos de muita história. A unidade, que é responsável por salvaguardar o acervo histórico do município, tem um vasto patrimônio composto por fotos, plantas, mapas, livros e periódicos, e tem o objetivo de manter viva a história da construção de Aracaju.


O Arquivo Público representa a memória da cidade e mantém vivo em seus cômodos o resgate de toda documentação produzida, recebida em décadas. Mas, a unidade não se limita apenas à parte histórica da cidade, o Arquivo reserva também um espaço para a realização de exposições e pesquisas com a publicação de trabalhos, que ressaltam a história da capital.


Além disso, o Arquivo possui uma vasta quantidade de documentos do século XIX, em sua maioria da Câmera Municipal de Aracaju, incluindo também todos os registros que vão desde nomeações, decretos e Leis criados pela gestão municipal. De acordo com a coordenadora, Rita de Cássia, o espaço hoje passa por uma transformação e começa a realizar um trabalho diferenciado para se adaptar a essas novas mudanças.


“Estamos separando todas as documentações por gestores, desde seu início até hoje. Temos a finalidade de ajudar nas pesquisas e na evolução da história de Aracaju”, explicou. A coordenadora também ressaltou a importância das visitas ao arquivo. “Nosso maior público são os pesquisadores e estudantes universitários. Os alunos de arquitetura são os que mais frequentam o arquivo, por causa da vasta quantidade de plantas que possuímos”, contou.


O Arquivo oferece ainda atividades como pesquisa de documentos, jornais e fotografias, visitas monitoradas, além de receber doações de documentos (cartas, bilhetes, relatórios, fotos e outros objetos), espaço para realização de cursos, seminários, exposições e outros eventos de interesse administrativo e histórico-cultural e espaço para aquisição de informações sobre técnicas arquivísticas (Instituições Públicas e Privadas).


O Arquivo Público de Aracaju funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Avenida Hermes Fontes, 399, bairro São José. Mais informações através do telefone (79) 3179-1381