Biblioteca Clodomir Silva realiza contação de história na Cemca

Cultura
08/10/2015 16h10

Na manhã desta quinta-feira, 8, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoveu uma manhã de lazer aos pequenos do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca). Com direito a muitas brincadeiras e descontração, as bibliotecárias proporcionaram uma manhã interativa para as crianças e mães que esperavam atendimento na unidade.

O grupo de contação de história é composto por Osaneide, Fabiana e Dulce, e tem a intenção de trazer de forma lúdica o prazer da leitura. Em comemoração ao mês das crianças, a turma trouxe o Baú Mágico que é recheado de histórias. “O livro que escolhemos hoje foi ‘Faniquito e siricutico no mosquito’ do autor André Neves. A intenção de contar essa história foi porque ela se trata de um mosquito mal-educado e que achava que poderia conseguir as coisas por meio do grito e, de repente, ele percebe que com educação tudo se resolve. Assim mostramos, tanto às crianças como às suas mães, a importância da educação”, explica Osaneide dos Santos.

Ione Santana, que aguardava atendimento com sua filha, achou essa iniciativa muito legal, pois muitas vezes a espera é entediante. “Incluir nas comemorações do Dia das Crianças uma unidade de saúde é uma atitude muito bacana. Hoje foi uma espera mais curta e divertida, nossas crianças tiveram a oportunidade de transformar um momento de apreensão em uma diversão. As contadoras de histórias e a direção do Cemca estão de parabéns pela ação”, afirma a mãe.

A assistente social, Gardalupe Oliva, falou que a intenção em firmar a parceria com a unidade da Funcaju,  foi unir a saúde com a cultura. “Fazer a junção dos equipamentos municipais foi o principal motivo dessa ação conjunta. Nada mais que justo trazer a biblioteca municipal e seus projetos para o centro de saúde. A manhã de hoje, além de divertida, foi educadora e esperamos que essas parcerias sejam mais frequentes”.

A contação de história promovida pela unidade da Funcaju será realizada ao longo do mês de outubro, não só na própria biblioteca, mas também em diversas unidades a exemplo da Casa Maternal Amélia Leite. Para a realização da contação de história é necessário um agendamento prévio, que pode ser realizado através do contato 3179-3742.