SMS promove vasta programação do Dia das Crianças nesta quinta-feira

Saúde
08/10/2015 18h06

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu durante toda esta quinta-feira, 8, uma vasta programação em comemoração ao Dia das Crianças. Pipoca, pula-pula, algodão doce, cachorro-quente e distribuição de brindes foram algumas das atrações principais da criançada. As ações foram realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, localizada no Santa Maria, e Oswaldo de Souza, no Getúlio Vargas. No período da manhã, o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) também esteve em festa e realizou um dia de lazer com contações de histórias promovida pela Biblioteca Municipal Clodomir Silva. Já o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) realizou durante a tarde uma festa a fantasia para as crianças atendidas no Centro.

De acordo com a gerente da Unidade de Saúde Celso Daniel, Keith Sobral, a ação é uma forma de alegrar as crianças atendidas na Unidade, para transmitir lazer e também promover saúde. “Nós oferecemos lanches, brindes e pula-pula para as crianças. Essa ação foi realizada com a colaboração dos profissionais da unidade e dos agentes comunitários de saúde que divulgaram bastante o evento para toda a comunidade”, afirmou.

Para Ana Gabriela, de 8 anos, a festa na unidade do Santa Maria foi muito especial. “Eu fiquei muito feliz, me diverti bastante e também adorei os brindes. Aqui na unidade tem um espaço muito bom para crianças, com vários brinquedos para a gente se divertir”, destacou a criança.

Para a apoiadora da 5ª Região, Ruth Pereira, a Unidade de Saúde Oswaldo de Souza promoveu uma festa linda. "A gerente Denise Soares e toda a equipe da unidade está de parabéns. Tanto os agentes de saúde, como o conselho local de saúde fizeram uma grande mobilização para o evento. Além de brincadeiras, foi oferecido escovação supervisionada e brindes", frisou. 

CER III

O Centro Especializado em Reabilitação (CER III) promoveu uma grande festa à fantasia para mais de 150 crianças com deficiências que são atendidas pelo centro. Além de lanches, pula-pula, brinquedoteca e distribuição de brindes, o evento também contou com a apresentação de Dança do Ventre, realizada por uma garota com Síndrome de Down.

Para a coordenadora do CER, Suely Reis, o evento teve a colaboração de todos os profissionais e, além do apoio da SMS, também teve bastante patrocínio. “Nós conseguimos bastante apoio para construirmos essa linda festa. Todos os profissionais se empenharam bastante e os pais das crianças também deram uma grande contribuição para que a gente pudesse fazer a festa à fantasia. Essa ação fortalece o nosso acolhimento com os pequenos, pois, mesmo com algum tipo de deficiência, nós mostramos a eles que todos são capazes e que podem ser o que eles quiserem. Cada criança pode escolher a sua própria fantasia e todos estão bastante alegres”, disse.

“Eu tenho cinco anos e escolhi a fantasia de Chaves, pois gosto muito desse desenho. Fiquei muito feliz com esta festa de hoje, pois, além das brincadeiras, tiveram muitos lanches e até presentes. Eu adoro o atendimento que recebo aqui”, comemorou Jamisson Santos.

Para a mãe de uma das crianças atendidas no CER, Iolanda Francisca Santos, esse centro melhorou muito a saúde de sua filha. “Hoje ela já consegue falar algumas palavras e entende tudo. O tratamento que esses profissionais dão a ela é muito bom. Eu só tenho a agradecer”, destacou.

Cemca

 

Já no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), a manhã dos pequenos foi de bastante lazer, brincadeiras e descontração. As bibliotecárias da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizaram contações de histórias de forma lúdica para promover o prazer pela leitura. Em comemoração ao mês das crianças, a turma trouxe o Baú Mágico que é recheado de histórias.